Saúde

Salvador sedia Congresso de Paralisia cerebral dias 15 a 17 de maio

Segundo Dantas, a pessoa com Paralisia Cerebral tem inteligência normal, a não ser que a lesão tenha afetado áreas do cérebro responsáveis pelo pensamento e pela memória
Tiago Abelardo , Salvador | 06/05/2013 às 10:25
A Paralisia Cerebral é uma lesão no Sistema Nervoso Central que provoca distúrbios motores, sensoriais e cognitivos. Essa lesão ocorre em uma das partes do cérebro, provocada em sua maioria pela falta de oxigenação. O diretor médico da Apae Salvador, o fisiatra José Henrique Dantas de Carvalho, explica que o dano pode ocorrer durante os três períodos da gestação: pré-natal, peri-natal e pós-natal.

Segundo Dantas, a pessoa com Paralisia Cerebral tem inteligência normal, a não ser que a lesão tenha afetado áreas do cérebro responsáveis pelo pensamento e pela memória. Outro aspecto importante a desmistificar é com relação a sexualidade das pessoas com Paralisia Cerebral. “Homens e mulheres com Paralisia Cerebral podem ter filhos como qualquer outra pessoa. As características dos óvulos e dos espermatozóides, bem como a estrutura dos órgãos reprodutores, não são afetados pela lesão cerebral”, orienta.

O diretor médico da Apae Salvador afirma que ações simples como campanhas educativas, visando os futuros pais e profissionais que lidam com a gestante, a parturiente e o bebê ajudam a prevenir a lesão no cérebro da criança. Ressalta também, a importância da presença de um médico pediatra (neo-natologista) na sala de parto.  

De acordo com José Henrique, ainda, não há estudos, conclusivos, no Brasil a respeito da incidência, sendo assim, presume-se que é elevada devido aos poucos cuidados com as gestantes. Nos EUA, admite-se a existência de 550 a 600 mil pacientes sendo que há um aumento de 20 mil novos casos a cada ano. Na Inglaterra admite-se a existência de 1,5/1000 pacientes. A incidência das moderadas e severas está entre 1,5 e 2,5 por 1000 nascidos vivos nos países desenvolvidos.

Congresso de Paralisia Cerebral e Jornada de Reabilitação - Durante os dias 15 e 17 de maio a Apae Salvador organiza o XVIII Congresso Nacional da Associação Brasileira de Paralisia Cerebral e a V Jornada de Reabilitação da Apae Salvador, no Bahia Hotel Othon Palace. São esperados para o evento 400 participantes entre estudantes e profissionais de saúde de diversas áreas.