Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape) promove regularmente o Curso de Reanimação Neonatal, em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).
Ana Cristina Barreto , da redação em Salvador |
01/05/2013 às 19:49
Tatiana Maciel dá as informações
Foto: ACB
Cercado de cuidados e sob olhares atentos de profissionais treinados e capacitados para dar o suporte necessário, realizando ações eficazes que diminuam a indicação de procedimentos mais complexos e garantam seu pleno crescimento e desenvolvimento. É assim que precisar estar o recém-nascido nos seus primeiros minutos de vida. E para garantir a qualidade da assistência ao neonato, a Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape) promove regularmente o Curso de Reanimação Neonatal, em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).
O curso está sendo ministrado nesta quarta-feira (1º), como parte das atividades pré-congresso do VII Congresso Baiano de Pediatria, que acontece de quinta-feira (2) a sábado (4), no Hotel Pestana, em Salvador. Mais de 700 pediatras de todo o Brasil participam da mais importante atividade regional de educação continuada.
De caráter teórico-prático, o curso de reanimação está voltado para o atendimento aos bebês no momento do nascimento e é realizado nos moldes do mesmo treinamento oferecido pela Academia Americana de Pediatria, em associação com a Academia Americana de Cardiologia.
“Trata-se de um programa de suporte vital avançado ao recém-nascido, que vem tendo resultados muito positivos na redução da asfixia perinatal”, defende a coordenadora Estadual do Curso de Reanimação Neonatal, a neonatologista Tatiana Maciel.
Sua observação é embasada em dados recentes divulgados pela SBP: “No Brasil, há registro de 13 mortes de recém-nascidos por dia, dos quais cinco são recém-nascidos a termo, ou seja, que nascem sem problema”.
Dra. Tatiana faz questão de frisar a importância desde treinamento para os médicos e demais profissionais de saúde que prestam assistência ao recém-nascido na sala de parto. “Este curso representa, hoje em dia, uma das maiores contribuições ao meio pediátrico”, defende.
Abrangência do treinamento
e metodologia
Além de ser direcionado a pediatras e neonatologistas, Curso de Reanimação Neonatal é oferecido a outros profissionais de saúde que prestam atendimento a recém-nascidos em sala de parto, a exemplo de obstetras, anestesistas, enfermeiros e auxiliares de enfermagem. Teórico-prático, tem duração de oito horas e inclui pré-teste, duas aulas teóricas, quatro práticas e pós-teste.
Os treinamentos são realizados sempre que solicitados por instituições, hospitais, cursos de especialização, entre outros. Todos os instrutores são pediatras filiados à SOBAPE e treinados pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Cada regional estadual da SBP conta com infraestrutura necessária à realização da capacitação – material, instrutores e coordenadores. Todos os cursos são cadastrados na SBP, que emite certificado com validade de dois anos para os alunos aprovados.
O material do curso é composto por slides, manequins neonatais de reanimação, material para ventilação, material para intubação traqueal, estetoscópios e medicações de uso em sala de parto.
Os interessados devem fazer contato com a Sobape: (71) 3341-6013.