Saúde

HOSPITAL Santa Izabel inaugura Instituto Baiano do Câncer, dia 22

De forma inovadora, o Instituto Baiano do Câncer concentrará em um mesmo local as principais fases da assistência especializada e interdisciplinar ao paciente oncológico
Comunicativa , Salvador | 17/04/2013 às 09:34
A luta contra o câncer na Bahia está ganhando um aliado com alta capacitação. O Hospital Santa Izabel (HSI) inaugura no próximo dia 22, às 19 horas, o Instituto Baiano do Câncer (IBC). Com um centro de radioterapia que dispõe de parque tecnológico completo, a nova unidade proporcionará assistência integral, ágil e segura.

De forma inovadora, o Instituto Baiano do Câncer concentrará em um mesmo local as principais fases da assistência especializada e interdisciplinar ao paciente oncológico. Desde as técnicas modernas de diagnóstico por imagens tridimensionais até o tratamento integralizado e a reabilitação. Além de um amplo alcance social, o Hospital Santa Izabel propiciará aos pacientes o acesso a procedimentos compatíveis aos realizados nos centros mais avançados de oncologia do país. 

Roberto Sá Menezes, mordomo-diretor de Saúde da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, destaca o pioneirismo do empreendimento em reunir todas as etapas da assistência. “É muito importante o paciente dispor, num único lugar, de toda a estrutura para realizar o tratamento de uma doença como o câncer, desde os modernos meios para o diagnóstico e acompanhamento, assim como de equipes altamente qualificadas em diferentes especialidades para proporcionar uma assistência integral e humanizada, procurando reduzir o desconforto causado pela doença”, afirmou Sá Menezes.

Com 3.708 metros, distribuídos em cinco andares, o IBC agrega num espaço confortável e funcional, consultórios de oncologia clínica e cirurgia oncológica, radioterapia, unidade específica de quimioterapia e sala de procedimento, além de estacionamento e interligação com o Hospital Santa Izabel.  O diretor Técnico do HSI, Ricardo Madureira, explica que o Instituto terá uma maior capacidade de atendimento, menor tempo de espera para o início do tratamento e assistência integral para atender as demandas dos pacientes. 

Nas novas instalações, o paciente será assistido por uma equipe especializada formada por mais de 50 profissionais, entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, odontólogos, psicólogos, farmacêuticos, nutricionistas, assistentes sociais, técnicos de enfermagem e um completo centro de radioterapia.

Outras práticas que estarão disponíveis no IBC são a radiocirurgia, procedimento que permite a intervenção minimamente invasiva em casos de difícil manejo cirúrgico ou em situações em que a cirurgia oferece riscos ao paciente, e a radioterapia tridimensional (em 3D), que possibilita uma melhor definição do volume-alvo e proteção de estruturas normais, causando menos efeito colateral e menor risco de sequelas durante o tratamento.