De acordo com o médico Alberto Marques, a ideia é permitir mais uma opção para a realização das intervenções cirúrgicas através do SUS
Decom , Alagoinhas |
15/04/2013 às 20:57
Prefeito Paulo Cezar e a equipe da SMS
Foto: Amilton André
Nesta segunda- feira, 15, o prefeito Paulo Cezar se reuniu com os secretários de Saúde Reginaldo Paiva e de Governo João Rabelo e o cirurgião e especialista em Medicina Legal Alberto Marques para tratar do aumento da oferta das cirurgias eletivas no município de Alagoinhas. Essas cirurgias, atualmente realizada pelo Sistema Único da Saúde (SUS), apenas no Hospital Regional Dantas Bião, não comportam a demanda do município e de toda a região - mais de 17 municípios.
De acordo com o médico Alberto Marques, a ideia é permitir mais uma opção para a realização das intervenções cirúrgicas através do SUS. “O município poderá aumentar o acesso aos procedimentos cirúrgicos eletivos através da Resolução 265/2012, da Comissão Intergestores Bipartite da Bahia, que também estabeleceu os valores diferenciados da tabela unificada do SUS”, garantiu. O Cetro, em Alagoinhas, foi um dos locais cogitados no encontro para a viabilização das intervenções cirúrgicas.
As cirurgias eletivas são aquelas que podem ser agendadas com antecedência, já que são caracterizadas como operações em caráter de urgência. Entre as cirurgias eletivas estão fimose, hérnia, catarata, varizes, próstata entre outras.
O secretário Reginaldo Paiva confirmou que o município tem interesse em ampliar a quantidade de cirurgias. “Vamos avaliar a possibilidade técnica e financeira”, disse o secretário. Acrescentou que, “atualmente, o município tem certa dificuldade quanto às cirurgias eletivas, principalmente em razão da quantidade de atendimento do Hospital Regional Dantas Bião, que excede os seus limites”.