Veja como participar
Agecom , Salvador |
13/04/2013 às 10:47
Curso visa preparar dentistas e agentes de saúde para detecção precoce da doença
A Equipe de Saúde Bucal da Unidade de Saúde da Família (USF) Pernambuezinho promove, nesta segunda-feira (15), uma capacitação em Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer de Boca. A atividade visa preparar dentistas e agentes comunitários de saúde para a detecção precoce de lesões pré-cancerígenas ou com lesão aparente.
A programação prevê, ainda, o treinamento para captação de pacientes que fazem parte de grupos de risco. As palestras serão ministradas por Dr. Daniel Santana, especialista em Câncer de Boca, do Centro de Especialidades Odontológicas - CEO Alto da Cachoeirinha.
A atividade integra os preparativos para o Dia “D” de Prevenção do Câncer Bucal, a ser realizado em conjunto com a mobilização nacional contra a Influenza. Ambas as ações acontecem no dia 20 de abril, na sede da unidade, com ações educativas e realização de exames bucais.
Números e sintomas
Dados do Instituto Nacional de Câncer – Inca apontam que são diagnosticados em média, 710 novos casos de câncer bucal na Bahia, sendo destes, aproximadamente, 250 em Salvador. Pessoas com mais de 40 anos de idade, fumantes, portadores de próteses mal instaladas, além de indivíduos que fazem uso de bebidas alcoólicas e não promovem a higiene bucal adequada estão no grupo de risco. O estudo mostra ainda que 80% dos casos diagnosticados quando os pacientes apresentavam lesões iniciais obtiveram cura da doença.
O principal sintoma deste tipo de câncer é o aparecimento de feridas na boca que não cicatrizam em uma semana. Outros sinais são pequenas ulcerações superficiais, indolores (podendo sangrar ou não) e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na mucosa bucal. Dificuldade para falar, mastigar e engolir, além de emagrecimento acentuado, dor e presença de linfadenomegalia cervical (caroço no pescoço) são sinais de câncer de boca em estágio avançado.
Uma medida de prevenção importante é evitar a exposição ao sol sem proteção (filtro solar e chapéu de aba longa). O combate ao tabagismo diminui igualmente os riscos deste tipo de câncer.
Programação
Dia 15 (segunda-feira)
Capacitação em Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer de Boca
Local: Auditório da USF Pernambeuzinho
Atividades:
8h30 às 10h: Palestra
Temas: - Tipos de lesões cancerizáveis e seus sinais e sintomas
- Fluxo de encaminhamento para casos detectados pela USF
10 às 10h15: Coffee Break
10 às 12h: Palestra
Tema: Captação Precoce de pacientes com suspeição de câncer bucal
Dia 20 (sábado)
Dia “D” de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer de Boca
Local: USF Pernambuezinho
Horário: 8h30 às 16h
Atividades: - Sala de espera sobre a importância do auto-exame de boca
- Exame bucal em pacientes idosos