Saúde

BOA VISTA DO TUPIM: Falso médico é preso após denúncia do CREMEB

Falso médico é preso depois de denúncia da prefeitura de Boa Vista do Tupim e do Cremeb
Jornal da Chapada , Itaberaba | 06/04/2013 às 16:09
Pedro Henrique Marques foi presos
Foto: Jornal da Chapada
Seguindo a denúncia da prefeitura municipal de Boa Vista do Tupim, na Chapada Diamantina, em ação conjunta com o Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb), agentes da Delegacia de Política Regional (Depol), em Itaberaba, prenderam em flagrante, na manhã desta sexta-feira (5), o falso médico Pedro Henrique Marques de Almeida, que atuava na região desde 2012. A denúncia foi apurada pelo Cremeb, que descobriu que o estelionatário era mantido pelo então prefeito de Boa Vista do Tupim, Hiran Campos Nascimento, no quadro de profissionais que dão plantões no Hospital Municipal.
 
O Cremeb acionou o seu representante local, doutor Carlos Aderne, e deu conhecimento dos fatos ao delegado regional, João Rodrigo Souza Uzzum, que efetuou a prisão do falsário. Ele foi conduzido à Depol de Itaberaba, onde permanece detido. Em conversa por telefone com o prefeito Gidu (PT), que se encontra em Brasília, o Jornal da Chapada questionou a presença do falso médico. Em resposta, o prefeito disse que “agora os tempos são outros, e que Boa Vista do Tupim nunca mais terá médico sem registro profissional e muito menos charlatão, se passando por médico neste município, que era prática comum na gestão do seu antecessor. Isso é em respeito ao cidadão, que paga pelo serviço, através dos impostos, e tem o direito de tê-lo de forma adequada”, dispara o prefeito.
 
A prisão em flagrante do falso médico levanta uma polêmica na região da Chapada Diamantina. As informações que chegam ao Jornal da Chapada (ainda sendo apuradas) dão conta de que outros profissionais estão na mesma situação e atendem no Hospital Regional de Itaberaba (HRI) e no Hospital Geral de Itaberaba (HGI). Acompanhe o desenrolar dos fatos no Portal de Notícias do periódico (www.jornaldachapada.com.br).
 
Descoberta do falsário
A farsa do médico foi descoberta pela atual gestão do município de Boa Vista do Tupim que, em avaliação do desempenho funcional dos médicos, percebeu a distorção de comportamento quanto aos procedimentos de um deles, contratado no ano de 2012. Após a avaliação técnica, segundo o secretário municipal de Saúde, foi feita uma consulta ao Cremeb, que confirmou a existência de número de registro coincidente com o nome do profissional, contudo, o mesmo era residente e atuava na capital do estado e não no interior.
 
A Procuradoria Jurídica do município solicitou uma averiguação detalhada do Conselho, enviando toda documentação para análise e confirmação. De posse dos documentos, o Cremeb constatou que o suposto médico havia falsificado os documentos, se passando por outra pessoa.