Saúde

Projeto Conquista tem um novo olhar sobre o controle de câncer no país

No Brasil, o projeto conta com a coordenação da Prefeitura de Vitória da Conquista, da Secretaria da Estadual de Saúde (Sesab), da Fundação Estatal de Saúde da Família (FESF-SUS)
Ascom VCA , Conquista | 19/03/2013 às 13:02
Solenidade de apresentação do projeto
Foto: Ascom VCA
  Segundo informações da Organização Mundial de Saúde, na última década, o câncer passou a ser uma das principais causa de adoecimento e morte no mundo. No Brasil, já é a segunda causa morte e, em Cuba, a primeira.

  Segundo levantamentos de 2012, da Secretária Municipal de Saúde, em Vitória da Conquista, o câncer já ocupa o terceiro lugar em causa de morte. “Nos últimos anos se tem observado no mundo e especialmente no Brasil uma mudança de comportamento epidemiológico da doença, que antes era tratada como doença terminal e hoje já é observada como doença crônica”, explica a secretária de Saúde Márcia Viviane de Araújo Sampaio.
 
   Para desenvolver novas possibilidades para controle e prevenção do Câncer na Atenção Básica, Brasil e Cuba estão desenvolvendo um projeto piloto binacional, intitulado Projeto Conquista, que será executado até 2015. Vitória da Conquista, que conta com uma rede de saúde estruturada, foi o município brasileiro escolhido pelo Ministério da Saúde para sediar o projeto  no território nacional.

   No Brasil, o projeto conta com a coordenação da Prefeitura de Vitória da Conquista, da Secretaria da Estadual de Saúde (Sesab), da Fundação Estatal de Saúde da Família (FESF-SUS) e do Instituto Nacional do Câncer (Inca) e será desenvolvido em quatro eixos: Educação Permanente, Comunicação e Saúde, Cuidado ao Paciente e Família e Pesquisa e Monitoramento.

  Em Cuba, o Projeto Conquista será executado na província de Villa Clara, onde também serão discutidos quatro eixos temáticos: Biotecnologia, Estratégia de Intervenção da Seção Independente do Controle do Câncer, Observatório e Formação Profissional.

    
Com o objetivo de compartilhar com a sociedade as discussões que já acontecem desde fevereiro de 2012, é que nos dias 15 e 16 de fevereiro, estiveram no município especialistas do câncer do Brasil e de Cuba:  o diretor presidente do Inca, Luis Antonio Santini, e a diretora da Seção Independente para o Controle do Câncer do Ministério da Saúde de Cuba, Teresa Romero. Eles cumpriram uma agenda composta por assinatura de Carta de Intenção, palestras e visitas a serviços de saúde.

Luis Antonio Santine, presidente do Inca

Para Luis Antonio Santini, o Projeto Conquista propõe algo inovador para o Brasil, que é a mudança do enfoque no controle do câncer, que até o momento é tratado apenas como alta complexidade. Com o projeto, essa discussão será levada para Atenção Básica. “O problema do câncer não é novo, mas a forma como está sendo abordada aqui é uma inovação, já temos um plano de ação e trabalho muito bem estruturado, eu tenho certeza que nós vamos alcançar bons resultados”.

Já Teresa Romero considerou a visita a Vitória da Conquista muita proveitosa, uma vez que é possível conhecer de perto a realidade do Brasil. “A visita foi uma oportunidade para melhor entender o contexto do projeto conjunto. Estou muito contente, creio que conseguiremos lograr êxito. O projeto Conquista se trata do futuro que queremos para o controle do câncer”.