Saúde

Ciclista que teve braço retirado terá prótese de parceiro do Mais Você

Thiago Chagas, que socorreu a vítima, conversou com a apresentadora e contou que, por volta das 5h30, estava voltando a pé de uma balada
Mais Você , Rio | 13/03/2013 às 10:56
Anjo da guarda de David e médico conversam com Ana Maria
Foto: Mais Você
David Santos de Souza, que teve seu braço retirado após ser violentamente vítima de um atropelamento em São Paulo, recebeu uma boa notícia através do Mais Você. "Nós, da Comunicação, temos o dever de ajudar outras pessoas. Eu tenho tido bons parceiros. Hoje, pela manhã, o Nelson Nolé e seu filho, o Nelsinho, me disseram que vão dar a prótese para o David. Ou seja, a prótese está garantida", avisou Ana Maria.

Thiago Chagas, que socorreu a vítima, conversou com a apresentadora e contou que, por volta das 5h30, estava voltando a pé de uma balada quando presenciou o atropelamento. "Eu ouvi o barulho da frenagem e, quando olhei para o lado, vi o acidente", disse o rapaz que tem curso de Enfermagem. Segundo ele, a Avenida Paulista estava vazia e, por isso, foi um dos primeiros a chegar perto de David, que estava encolhido.

"Quando o coloquei no decúbito, com a barriga para cima, foi quando vi que ele estava sem o braço. Ele estava desacordado", explicou Chagas que completou: “Primeiro eu me preocupei com a coluna e depois com a respiração, ou seja, os sinais vitais. Fiz a respiração e a massagem cardíaca. Depois fiz um torniquete com um cardarço até a chegada da ambulância”, relembrou o anjo da guarda de David.
Médico explica procedimentos bem-sucedidos de implante

Um pedaço da perna do rapaz será utilizado para enxertar em seu braço. Na hora do acidente, o motorista do carro Alex Siveke, além de não ter parado para prestar socorro, jogou o braço do ciclista, que estava à caminho do trabalho, em um córrego. Segundo o médico do Hospital das Clínicas de São Paulo, Paulo Tuma Junior, no mesmo local já foi feito um reimplante com resultado bem-sucedido.
“Ele teve uma relação muito positiva pelo o ocorrido. Já tivemos outro caso de arrancamento de braço pelo trem. Neste caso, o braço foi reimplantado com muito sucesso. Se isso acontecer, o ideal é pegar o tecido, ensacá-lo e deixá-lo em uma casa com gelo e levar rapidamente para um centro cirúrgico. Não é o caso do tecido amputado que foi esmagado", disse o médico.