Direções das entidades filantrópicas saem satisfeitas, pois, pelo menos agora tem alguém para honrar os compromissos da Prefeitura
Agecom/Redação , Salvador |
12/03/2013 às 18:18
Prefeito ACM Neto diz que, a medida da recuperação do caixa, pagará tudo
Foto: Max Haack
O prefeito ACM Neto recebeu nesta terça-feira (12), no Palácio Thomé de Souza, dirigentes dos hospitais filantrópicos para discutir o pagamento dos débitos deixados pela administração anterior sem que fossem assegurados recursos para a quitação. Ao lado do secretário municipal da Saúde, José Antônio Rodrigues, e do vereador Edvaldo Brito, representante do segmento na Câmara, o prefeito disse que a atual gestão vai preparar um cronograma de pagamento dos débitos e que honrar os compromissos na área será prioridade em função da importância do serviço prestado para a comunidade.
ACM Neto afirmou que esse cronograma será definido a partir evolução das receitas do município, das deliberações do Ministério da Saúde sobre os pleitos da Prefeitura a respeito da recomposição do teto orçamentário de Salvador nos atendimentos de média complexidade e nos serviços de oncologia, além dos resultados alcançados pelas mudanças tributárias que serão enviadas à Câmara esta semana.
“Nós herdamos muitas dívidas e um orçamento irreal. Por isso, tivemos que adotar medidas duras, inclusive contingenciando o orçamento, economizando, reduzindo despesas com terceirizados e revendo contratos”, lembrou o prefeito, que foi elogiado pelo setor filantrópico pelo pagamento em dia das faturas deste ano.
O Presidente da Federação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas da Bahia, Maurício Dias disse que o pagamento em dia demonstra a credibilidade da atual gestão. “Há muito tempo não recebíamos em dia. Isso demonstra que podemos confiar nessa nova gestão”, salientou.
O secretário José Antônio Rodrigues destacou a parceria da Prefeitura com as filantrópicas. “Trata-se de um setor parceiro e que em nenhum momento faltou à cidade, mesmo diante das dificuldades enfrentadas pela Prefeitura”.
NOVO MOMENTO
O presidente da Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas ,Hospitais e entidades filantrópicas na área de saúde de Salvador, vereador Edvaldo Brito, disse que “o barco rema com nova direção, aludindo à gestão de ACM Neto. Em seguida , definiu a credibilidade como o caminho para a aprovação popular. Por isso – destacou – é importante que o cronograma de pagamentos dos atrasados seja factível. O vereador concordou com a necessidade da revisão do teto do SUS para Salvador porque “é realmente muito baixo”.
Participaram da reunião representantes das seguintes entidades filantrópicas: Hospital Martagão Gesteira, São Rafael, Fundação Jose Silveira, Hospital Humberto Castro Lima., Hospital Aristides Maltez, Hospital Sagrada Família, Instituto de Gestão e Humanização(IGH) ,Hospital Espanhol, Pro –Saúde e Santa Casa da Bahia(Hospital Santa Izabel).