Saúde

PREFEITURA assina convênios com hospitais para fazer 1.850 cirurgias

A implantação do Projeto de Cirurgias Eletivas no município possibilitará o atendimento, nesta primeira etapa, aos 1.850 pacientes
Agecom , da redação em Salvador | 01/03/2013 às 15:28
Prefeito ACM Neto assina convênio no Hospital Aristides Maltez
Foto: Max Haack

O prefeito ACM Neto assinou hoje (01) com os hospitais Martagão Gesteira e Santa Izabel o termo de adesão ao mutirão de cirurgias eletivas, que apenas nessas duas instituições beneficiará 694 pacientes que se encontram na fila de espera aguardando oportunidade para serem submetidos a procedimentos cirúrgicos nas áreas de ortopedia, otorrinolaringologia e cirurgia-geral. 

Outros três hospitais - Santa Luzia, Dois de Julho e Humberto Castro Lima (Ibopc) - também aderiram ao mutirão iniciativa, totalizando mais de 740 tipos de procedimentos, incluindo cirurgias de catarata, vesícula, amígdala, hérnia, fimose e histerectomia.

A implantação do Projeto de Cirurgias Eletivas no município possibilitará o atendimento, nesta primeira etapa, aos 1.850 pacientes que se encontram na fila de espera, além de agilizar o acesso dos que aguardam a realização dos procedimentos de média complexidade. Com a iniciativa, a Prefeitura retoma as cirurgias eletivas no SUS de Salvador, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Emoção - O prefeito lembrou que há muito tempo essas 1.850 pessoas esperavam por essa oportunidade. Ele frisou que, desse total, 534 são crianças que serão operadas no Martagão Gesteira. Durante a assinatura do termo de adesão no Hospital Martagão Gesteira, ACM Neto se emocionou ao reencontrar a pequena Sassai, que passa por um tratamento contra um câncer. Na época da campanha eleitoral, quando visitou a unidade de saúde, o então candidato a prefeito a conheceu.

“Vamos poder ajudar outras crianças com esse mutirão. Queremos organizar o sistema de saúde no município para, com o apoio fundamental das filantrópicas, podemos fazer outros mutirões contemplando ainda mais pessoas para zerar a fila das cirurgias eletivas em Salvador”, disse o prefeito.

Recursos devolvidos - "Há cerca de três anos, a Secretaria Municipal da Saúde não fazia os mutirões e esses recursos eram devolvidos, como iria acontecer agora. Por uma tolerância do Ministério da Saúde, conseguimos estender o prazo e fizemos um apelo à rede contratada, principalmente os filantrópicos, para que se integrasse ao processo", afirmou o secretário José Antônio Rodrigues Alves.  

A cerimônia no Hospital Martagão Gesteira contou com a presença de Rosina Bahia, presidente da Liga Álvaro Bahia contra a Mortalidade Infantil; Carlos Emanuel Melo, superintendente da instituição; deputado federal Antônio Brito; vereador Edvaldo Brito; e o presidente da Federação das Santas Casas de Misericórdia, Maurício Dias. Já no Santa Izabel, participaram o mordomo-diretor Roberto Sá Menezes e corpo clínico, entre eles o médico cardiologista José Carlos Brito, que já foi secretário municipal de Saúde.