A iniciativa visa agilizar o acesso dos pacientes que aguardam por procedimentos de média complexidade
AGECOM , da redação em Salvador |
28/02/2013 às 19:38
O prefeito ACM Neto participa nesta sexta-feira (29) da cerimônia de assinatura do primeiro Mutirão de Cirurgias Eletivas realizada pelo município. A solenidade será realizada às 9h, no Hospital Martagão Gesteira, e às 10h, no Hospital Santa Izabel.
A iniciativa visa agilizar o acesso dos pacientes que aguardam por procedimentos de média complexidade e, consequentemente, reduzir a fila de espera em seis especialidades: ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia, geral, urologia e vascular.
Além disso, contribuirá para a estruturação da rede de serviços, garantindo assistência também aos novos pacientes. Serão realizados mais de 740 tipos de procedimentos entre cirurgias de catarata, joelho, vesícula, amígdala, hérnia, fimose e histerectomia, dentre outros.
Cinco hospitais filantrópicos conveniados ao município participarão do mutirão: Santa Izabel, Martagão Gesteira, Santa Luzia, Dois de Julho e Humberto Castro Lima (IBOPC). A estimativa é que sejam realizadas 1.850 cirurgias entre os meses de março e junho deste ano.
"É preciso otimizar o atendimento à população. Não podemos permitir que o paciente aguarde por um ano para fazer uma cirurgia ortopédica simples, como temos caso na rede. Com essa iniciativa esperamos zerar a fila de espera da nossa Central Municipal de Regulação e dos hospitais parceiros. Isso possibilitará a abertura de vagas para novos pacientes", comemorou o secretário José Antônio Rodrigues Alves.