Saúde

Antonio Pedreira amplia sua contribuição à Análise Transacional

O foco do psicoterapeuta foi o de dissecar as palavras que fazem parte da nomenclatura usual da AT. E como exemplo, o autor se utiliza do vocábulo EMOÇÃO
Lume , da redação em Salvador | 13/12/2012 às 08:36
O mais novo livro do educador e médico psicoterapeuta Antonio Pedreira, Ensaio de Uma Análise Etimológica, trouxe uma densa contribuição a toda comunidade científica através de sua pesquisa das raízes greco-latinas dos termos que a priori estão no vocabulário aplicado na Análise Transacional. Com uma linguagem que foge do usual, o autor pretende estender o público com essa obra, desta vez alcançando interessados em Etimologia e profissionais de diversos segmentos.

Família, amigos e clientes (este último por definição do próprio professor). Este foi o público que compareceu à noite de autógrafos e lançamento da nova obra do Dr. Antônio Pedreira que busca as raízes gregas e latinas dos vocábulos utilizados frequentemente pela Análise Transacional (AT), que é uma linha de terapia humanista que se caracteriza entre outras coisas pelo uso de termos comuns do linguajar cotidiano, linha de análise criada por Eric Berne, baseada nas trocas de estímulos e respostas entre os indivíduos. Mas o legado do livro vai além, mostra a razão do uso de cada palavra, e resulta de um estudo linguístico e semântico que ultrapassa as barreiras da psicologia.

O foco do psicoterapeuta foi o de dissecar as palavras que fazem parte da nomenclatura usual da AT. E como exemplo, o autor se utiliza do vocábulo EMOÇÃO. A palavra deriva da palavra em latim EMOVERE, que significa “mover-se para fora”. “Então se sentimos medo, nosso movimento mais usual é o da fuga”, já quando sentimos alegria nosso sentimento mais previsível é a aproximação, explica Antonio Pedreira.

Ensaio de Uma Análise Etimológica Transacional resulta de um desejo antigo do professor Antonio Pedreira, que surgiu logo após a publicação de seu livro “A Gramática das Emoções”. E com uma pesquisa iniciada durante um pós-operatório complicado que teve há 2 anos, o autor apresenta aos leitores desta que é sua vigésima segunda publicação, seu notável saber acerca do latim, que lhe proporcionou construir uma carreira notável, onde acumula experiências de muito valor, como a de professor de biologia.

“É um livro que traz consigo uma história muito significativa. E todos que acompanharam o momento mais agudo até a recuperação do (Doutor) Antônio se perguntaram como alguém que se encontrava naquela situação é capaz de dar uma contribuição dessas à comunidade científica. Eu me sinto honrada em ter ajudado nessa realização”, relata a psicóloga e também psicoterapeuta e esposa de Antonio Pedreira, Sonia Nogueira.