Na tarde desta terça-feira, 11/12, moradores de Luís Eduardo Magalhães participaram do cadastro para doação de medula óssea realizado no CAPS I Gislaine Gado, no Mimoso II. O cadastro com dados pessoais e a coleta de uma amostra de sangue de 5 ml para testes foram coordenados pelo Hemoba de Barreiras em parceria com a Secretaria de Saúde do município.
O transplante de medula óssea é a única esperança de cura para muitos portadores de leucemia e outras doenças de sangue. Um exemplo disso é o caso de um amigo da dentista Zuleica Frare. “Eu tive um amigo que também precisou, fez o transplante de medula e teve sucesso. Essa foi minha chance de contribuir com essa causa”, afirma.
Para a jovem Débora Berkenbrock, de 18 anos, a principal motivação para participar é saber que está ajudando outras pessoas. “Já perdi uma pessoa por não ter conseguido [encontrar alguém compatível e] fazer o transplante de medula. E se eu posso ajudar acho que é necessário estar aqui”, ressalta.
Os cadastros para a doação continuarão sendo feitos no Hemoba, localizado no Hospital do Oeste (HO), em Barreiras.Qualquer pessoa entre 18 e 55 anos com boa saúde pode participar. “É muito importante ser um doador porque ajudar quem precisa não custa nada”, salienta o corretor de seguros Jeferson Ramiro Navarro.
O prefeito Humberto Santa Cruz destaca também a importância das doações de sangue. “Com o simples ato de doação, tanto de medula óssea quanto de sangue, podemos salvar vidas. Queremos que isso se torne um hábito em Luís Eduardo”, deseja.