Considerado o hospital com o maior número de leitos de Terapia Intensiva no Norte/Nordeste, as unidades no Santa Izabel são classificadas de acordo com os perfis de pacientes
Tasso Franco , da redação em Salvador |
04/12/2012 às 15:59
Eduardo Queiroz destaca investimentos estratégicos da Santa Casa
Foto: DIV
O atual processo de expansão do Hospital Santa Izabel registra amanhã (5), às 10h30, importante avanço com a inauguração de uma Unidade de Terapia Intensiva com nove leitos para pacientes pediátricos oriundos do SUS, operadoras de saúde e particulares. Os novos leitos se somarão aos sete em pleno funcionamento e tornarão o Santa Izabel o hospital com maior capacidade de atender terapia intensiva pediátrica na Bahia. Atualmente, o Santa Izabel conta com um total de 76 leitos de UTI e é a unidade com maior parque de terapia intensiva do Estado.
A importância desse novo investimento foi ressaltada pelo superintendente de Saúde da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, Eduardo Queiroz. Estamos realizando uma série de investimentos estratégicos que priorizam a assistência de maior complexidade e reduzem o tempo de internação em razão do avanço profissional e tecnológico e o uso de novas terapêuticas. Tudo isso sem esquecer o que para nós é essencial: o calor humano, afirmou.
A médica Daniella Baraúna, coordenadora da UTI Pediátrica, acrescenta que a iniciativa de construir uma nova UTI se deve ao aumento do fluxo de pacientes recebidos e à continuidade do processo de investimentos no hospital. Consideramos que essa seria uma forma de contribuir para a rotatividade dos leitos de UTI Cirúrgica Pediátrica, além disso, estamos prestando um serviço à população, ampliando a capacidade de atendimento, disse Daniela.
Destaque regional
Considerado o hospital com o maior número de leitos de Terapia Intensiva no Norte/Nordeste, as unidades no Santa Izabel são classificadas de acordo com os perfis de pacientes e apresentam como diferencial as equipes multidisciplinares nas áreas médica, de enfermagem, psicologia hospitalar, serviço social e fisioterapia. Elas atuam com a finalidade de proporcionar uma assistência integral e humanizada aos pacientes e familiares. A rotina diária e os números superlativos confirmam a grandeza de um dos maiores hospitais
do Norte e Nordeste do país.
São 525 leitos (76 de UTI), 3.700 colaboradores, 27 especialidades médicas atendidas, dois centros cirúrgicos com 13 salas de cirurgia e três salas de hemodinâmica e um grande ambulatório voltado à população carente, que disponibiliza cerca de 1.500 procedimentos/dia. É ainda o terceiro hospital no Brasil em número de cateterismos realizados; 3ª maior produção de cirurgias oncológicas da Bahia; maior executor de cirurgias cardiovasculares da Bahia; segunda maior produção de cirurgias ortopédicas de alta complexidade do Estado e o primeiro hospital a realizar pesquisas para cura da Doença de Chagas.