Saúde

Congresso de cardiologia acontece no Rio de Janeiro até domingo

Durante o evento será elaborada a “Carta do Rio de Janeiro”, que vai tratar da incidência das doenças do coraçã
Tasso Franco , da redação em Salvador | 28/11/2012 às 09:53
Reduzir o número de mortes que ocorrem todos os anos no mundo em decorrência de doenças cardíacas. Esse é o objetivo do III Congresso Brasil Prevent e I Latin American Prevent que serão realizados a partir desta quinta-feira (29) até o próximo domingo (2), no Rio de Janeiro. De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), Jadelson Andrade, mais de 17 milhões de pessoas morrem a cada ano no mundo por causa de problemas cardíacos. Só no Brasil são contabilizados 315 mil óbitos.  

Durante o evento será elaborada a “Carta do Rio de Janeiro”, que vai tratar da incidência das doenças do coração alertando para os fatores determinantes dos altos índices epidemiológicos e a forma mais adequada de prevenir estas doenças. Além da SBC, o documento será assinado pelas mais importantes sociedades de cardiologia do mundo como a World Heart Federation, a American Heart Federation, European Society of Cardiology e Interamerican Heart Federation. 

O III Congresso Brasil Prevent, considerado um dos mais importantes na área de prevenção cardiovascular já realizado no mundo, também contará com a "Caminhada do Coração" que será realizada entre o Forte de Copacabana e o Hotel Windsor Atlântica.
Entre os especialistas esperados no evento estão o presidente da Federação Mundial do Coração, Sidney S. Smith; o presidente da Sociedade Européia de Cardiologia, Panus Vardas; o presidente da ‘American Heart Association, Donna Arnett; o presidente da ‘American Heart Association, Daniel Piñero, além de outros especialistas da Alemanha, Inglaterra, Chile e do Uruguai, países cujos perfis epidemiológicos se aproximam daquele que existe no Brasil.