Saúde

Psicanálise promove encontro no Pestana nos dias 23 e 24 novembro

Bisexual chic será um dos destaques do Encontro Mulheres de Hoje: Figuras do Feminino no Discurso Analítico
Tasso Franco , da redação em Salvador | 12/11/2012 às 11:58
A década de 20 do século XX vivenciou uma intensa experimentação que ultrapassou as convenções socioculturais da época. Inspiradas pela psicanálise e pela pulverização de papéis, performances e desejos sexuais, as pessoas puderam por na prática uma desconexão com a estética e os papéis culturalmente estabelecidos para homem e mulher.

Os grandes centros culturais europeus e norte-americanos, em seus bairros boêmios, permitiram a emergência do que se convencionou a chamar posteriormente de lesbian chic ou bisexual chic. As pessoas sentiram-se à vontade para transcender e, mantendo o componente sensual e sexual da sedução, relacionar-se com ambos os sexos.

Após pressões moralizantes provocadas pelo pós-guerra (anos de 1940 e 1950) e pela geração Baby Boomers, o termo volta à voga na década de 1970 através de releituras e análises acadêmicas de autores como Virginia Woolf e Ernst Hemingway. Os anos de 1970 viram também a emergência de uma intensa cultura andrógina com o glam rock (que tem em David Bowie um dos grandes expoentes) e o próprio cinema, com filmes cultuados até hoje como Cabaret (de 1972) e The Rocky Horror Picture Show (de 1975). Recentemente, no século XXI, estamos vivenciando releituras do bisexual chic com artistas pop como Lady Gaga, Kate Perry, Mika etc.

Este e outros temas relacionados aos modos de gozo dos sexos estarão em discussão no XIX Encontro Mulheres de Hoje: Figuras do Feminino no Discurso Analítico, que acontece nos dias 23 e 24 de novembro deste ano no Hotel Pestana em Salvador, Bahia. 
As inscrições podem ser feitas pelo site do evento ou pelo telefone 3235-9020 ou 3247-8141.
Promovido pela Escola Brasileira de Psicanálise (EBP) / Associação Mundial de Psicanálise (AMP), o Encontro tratará das seguintes linhas de investigação: Generalização do gozo feminino; Outra para si mesma; A mãe lacaniana e o gozo; Posições femininas: Musas, medusas, analistas; O mal-entendido entre os sexos; Atuais consequências psíquicas da diferença sexual anatômica; O make up do feminino; e Empuxo-à-mulher.