Oscar Niemeyer, 104, permanece internado no Hospital Samaritano, no Rio. Segundo o médico que cuida do arquiteto, seu estado de saúde é delicado e requer cuidados. Após visita ao paciente na manhã deste sábado (10), Fernando Gjorup disse que a situação ainda é preocupante.
Internado desde a tarde de terça-feira (6), o arquiteto apresentou uma piora da função renal e foi transferido para a Unidade Intermediária (UI).
Segundo o boletim, porém, Oscar Niemeyer respira sem a ajuda de aparelhos e está lúcido.
O último comunicado oficial, emitido por volta das 11h deste sábado, informa ainda que Niemeyer está lúcido e respira sem a ajuda de aparelhos. Mas a piora da função renal ainda preocupa os médicos e não há previsão de alta.
Niemeyer foi transferido para a unidade intermediária do hospital --em que ficam pacientes que não precisam de suporte intensivo, mas ainda precisam de acompanhamento especial.
É a terceira vez que Niemeyer é internado neste ano. Em outubro, ele havia ficado duas semanas no hospital por causa de uma desidratação. Recebeu alta no último dia 27.
Em maio, o arquiteto deu entrada com desidratação e pneumonia, com passagem pela UTI. Recebeu alta depois de 16 dias. Em abril de 2011, foi submetido a cirurgias para a retirada da vesícula e de um tumor no intestino. Na ocasião, ele ficou internado por 12 dias por causa de uma infecção urinária.