Saúde

COMBATE AO AVC: Servidores do HGRS fazem caminhada no Dique

A caminhada temática “Rumo à qualidade de vida” mobilizou, pelo segundo ano consecutivo, dezenas de servidores do Hospital Geral Roberto Santos
Berna Farias , Salvador | 04/11/2012 às 17:49
Servidores fazem aquecimento antes da caminhada
Foto: BF
Caminhar é saudável: evita doenças, integra as pessoas, não tem contra-indicação e é de graça. Uma atividade perfeita para celebrar dois eventos da maior importância, o Dia do Servidor Público e o Dia Mundial de Combate ao AVC, que transcorreram nos dias 28 e 29 de outubro, respectivamente. Hoje (4), a caminhada temática “Rumo à qualidade de vida” mobilizou, pelo segundo ano consecutivo, dezenas de servidores do Hospital Geral Roberto Santos e envolveu, também, um grupo de ciclistas. 
 
As pessoas que costumam se exercitar no Dique do Tororó, onde aconteceu a caminhada, também se beneficiaram. Nos estandes demarcados com toldos foram oferecidos vários serviços à população e aos caminhantes, como testes de glicemia (nível de açúcar no sangue), aferição de frequência cardíaca e pressão arterial, avaliação nutricional e esclarecimentos sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis.
 
“Algumas pessoas ficam tímidas, mas, quando entram em contato com o universo da sexualidade, despertam para querer conhecer mais sobre o assunto e aproveitamos para passar informações”, disse a enfermeira Cristiane Magali, professora da Faculdade Bahiana de Medicina, onde também coordena os campos de estágio. O ciclista Jorge do Apito, como gosta de ser chamado, aproveitou a oportunidade de receber informações e verificar pressão arterial e glicemia “sem fila, sem agonia e de graça”, e também submeteu às avaliações duas filhas que o acompanhavam.
 
Saúde do trabalhador
 
A diretora Geral do Hospital Roberto Santos, Delvone Almeida, destacou a importância do evento no cuidado com a saúde do trabalhador. “É uma forma de valorização profissional, uma forma saudável de comemorar o Dia do Servidor Público que tanto se dedica à população”, afirmou. Lúcia Cordeiro de Lima, coordenadora de Educação Permanente e promotora da Caminhada, salientou os dois objetivos principais do evento: incentivar uma atividade de prevenção à saúde e de integração entre os servidores.
 
“Muitos servidores apresentam problemas como hipertensão e diabetes, e a caminhada é uma maneira de incentivá-los a praticar uma atividade saudável”, disse a coordenadora. Considerada um dos exercícios aeróbicos mais eficientes e mais seguros do ponto de vista cardiovascular e ortopédico, a caminhada pode ser praticada por qualquer pessoa, a caminhada estimula a circulação sanguínea, aumenta a capacidade cardiorrespiratória, favorece o controle da hipertensão e diabetes, ameniza desequilíbrios posturais e articulares e provoca o relaxamento físico e mental, afastando o mau humor, o estresse, a insônia e a depressão.
 
Prevenção do AVC
 
Este ano, a Caminhada Rumo à Qualidade de Vida ganhou o reforço da equipe ligada à UAVC, a Unidade de AVC do Hospital Geral Roberto Santos, única do tipo na rede estadual de saúde. Unir a caminhada e a veiculação de informações relativas ao Acidente Vascular Cerebral, doença que causa em média, só na Bahia, 6 mil mortes por ano, foi “um bom casamento”, na opinião do médico Pedro Antônio Pereira de Jesus, coordenador da UAVC.
 
“Caminhar previne muitas doenças. Evita hipertensão, diabetes, obesidade e sedentarismo, que são as principais causas do AVC. Além disso, é uma atividade agradável e gratuita”, ressaltou. Profissionais da UAVC conversaram com os servidores e também com pessoas que aproveitaram a manhã de domingo no Dique do Tororó transmitindo informações sobre a doença, popularmente conhecida como derrame, e distribuindo materiais informativos, além de verificarem frequência cardíaca e pressão arterial.