A realização de cirurgia bariátrica em menores de 18 anos será discutida a partir desta quarta-feira (31) no XIV Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) que será realizado em Maceió até o próximo dia 3 de novembro. Até então, a operação só é permitida em obesos com mais de 18 anos.
O coordenador do Núcleo de Obesidade e Cirurgia Bariátrica do Hospital da Bahia, Marcelo Zollinger, ressalta a importância do congresso e antecipa outros assuntos que serão abordados como, por exemplo, a cirurgia metabólica para tratamento do diabetes tipo II.
“Trata-se de um procedimento cirúrgico importante e que necessitava de definição quanto à entrada no rol da Agência Nacional de Saúde (ANS) para liberação pelos planos de saúde. Antes estes procedimentos eram liberados apenas para pacientes diabéticos com Índice de Massa Corpórea (IMC) acima de 35. A partir de agora os procedimentos poderão ser realizados em pacientes com IMC a partir de 30”, explica Zollinger.
A procura pela cirurgia bariátrica cresce a cada dia no Brasil. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), somente em 2010 foram realizados mais de 60 mil procedimentos cirúrgicos no país, representando um aumento de 33% em relação a 2009.