Salvador será a sede, pela primeira vez, o 10º Congresso Brasileiro de Dor, reunindo especialistas de diversos países no Bahia Othon Palace, de 27 a 29 próximos, para promover discussões multidisciplinares sobre diferentes tipos de dor. Profissionais e estudantes da área de saúde poderão participar do evento.
Cerca de 1.200 pessoas deverão estar presentes para conhecer estudos, novas técnicas de intervenções médicas e tratamentos alternativos, como Acupuntura, por exemplo. “No evento, será abordado tratamento de doenças específicas envolvendo o contexto social, psíquico, avaliação e cuidado com pacientes de todas as idades”, explica o diretor científico da Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED), Durval Campos Kraychete.
Entre os inscritos, cerca de 80% são profissionais e estudantes de outros estados brasileiros, atraídos pela oportunidade de visitar a capital baiana numa ocasião importante para a saúde nacional, com o objetivo de esclarecer e informar todos os aspectos que envolvem a dor.
Dos 146 palestrantes, 46 são especialistas estrangeiros. Entre eles, destacam-se o Dr. José Manoel Castro, Diretor do curso de Pós Graduação em Medicina da Dor da Universidade do Porto, em Portugal, e a neurocientista espanhola, Olga Pol Rigau, além do Presidente da International Association for Study of Pain (IASP), Fernando Cervero.