As Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), uma das mais importantes instituições de benemerência do país, assumiram hoje (1) a gestão do Hospital Estadual da Criança (HEC) de Feira de Santana . O contrato foi assinado nesta quarta-feira (1), no auditório da unidade hospitalar, pelo secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, e pela superintendente da OSID, Maria Rita Pontes. O documento tem vigência de seis meses, período em que a Sesab encaminhará processo seletivo para a contratação de uma nova instituição que irá gerir o HEC.
Durante a solenidade, Jorge Solla agradeceu todo o empenho do Instituto Sócrates Guanaes (ISG), instituição que fez a gestão do hospital desde a sua inauguração, em agosto de 2010. O secretário explicou ainda que existem restrições legais que impediam a renovação automática do antigo contrato e por isso a necessidade de um contrato emergencial com outra instituição."Convocamos a OSID para dar continuidade ao excelente trabalho prestado pelo ISG. Só estamos mudando de parceiros".
Solla destacou também que o valor do contrato celebrado entre a Sesab e as Obras Sociais Irmã Dulce é rigorosamente o mesmo do anterior - firmado entre a Sesab e o ISG. O documento, publicado hoje no Diário Oficial do Estado, foi colocado pelo secretário à disposição de todos. A solenidade de transferência da nova gestão contou ainda com a participação da superintendente de Atenção Integral à Saúde, Gisélia Santana, do presidente do conselho curador da OSID, Ângelo Calmon de Sá, e do presidente do ISG, André Guanaes.
Obras Sociais Irmã Dulce - OSID
Instituição que abriga o maior complexo de atendimento 100% gratuito em saúde do Brasil, as Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) são responsáveis pelo maior volume de atendimentos em toda a estrutura do setor na Bahia. Apenas o Hospital Santo Antônio (HSA), localizado na sede da OSID, em Salvador, é responsável hoje por 26% das internações e 31% dos atendimentos ambulatoriais no município.
Entidade filantrópica de fins não-econômicos, fundada em 26 de maio de 1959 por Irmã Dulce, é reconhecida como instituição de utilidade pública nos âmbitos municipal, estadual e federal e cadastrada no Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS). Com perfil de serviços único no país, a OSID atua nas áreas de Saúde, Assistência Social e Educação, dedicando-se ainda à Pesquisa Científica, Ensino Médico e preservação e difusão da história de Irmã Dulce. A instituição realiza anualmente cerca de 5 milhões de atendimentos ambulatoriais a usuários SUS, idosos, portadores de deficiências e de deformidades craniofaciais, pacientes sociais e crianças e adolescentes em situação de risco social.
Hospital Estadual da Criança
Em 23 meses de atividades, o HEC já realizou 303.906 atendimentos, suprindo a demanda não somente de Feira de Santana e região, mas de diversas cidades do interior do estado. A unidade foi a primeira da região a prestar atendimento incorporando Acolhimento com Classificação de Risco, isto é, através de um sistema de triagem hospitalar que classifica o paciente conforme a prioridade, com relação ao seu risco de saúde. Ao chegar à emergência do HEC, o paciente é submetido a uma triagem, que define os casos mais graves e prioriza o atendimento. Além de reduzir o tempo de espera, este sistema faz o paciente grave ser atendido imediatamente, sem filas.