Saúde

H. SANTA IZABEL EXPANDE SERVIÇOS IMAGEM E RADIOTERAPIA AOS 119 ANOS

vide
| 25/07/2012 às 16:52
Hospital Santa Izabel, um dos mais importantes do Estado, completa 119 anos
Foto: DIV

Referência na assistência à saúde da população baiana, o Hospital Santa Izabel (HSI), completa nesta segunda-feira, dia 30 de julho, 119 anos de funcionamento no atual endereço, no bairro de Nazaré. As comemorações estão acontecendo durante todo este mês com a realização de campanha socioambiental, exposição cultural e o avanço do projeto de expansão, que está ampliando a atual estrutura de atendimento médico especializado e a atuação das áreas de ensino e pesquisa. Amanhã (dia 26), às 16 horas, será celebrada uma missa na área interna do hospital com a participação da Sociedade Filarmônica União Sanfelixta, do município de São Félix.

Dentro do compromisso de atender às principais demandas e carências na área da assistência à saúde da população baiana, o Hospital Santa Izabel deu início este ano a um plano abrangente de modernização e ampliação de suas instalações, que prevê a inauguração, a partir do próximo mês de agosto, de um novo e abrangente serviço de diagnóstico por imagem, com a inserção de modernos equipamentos de PET-CT, que une recursos da medicina nuclear e da radiologia e é considerada a mais moderna tecnologia para rastreamento de tumores, gamma camara e tomógrafo de 128 canais.


O Hospital Santa Izabel também contará com um dos mais modernos centros de radioterapia. As novas instalações terão modernos aceleradores lineares, capazes de realizar os mais diversos tipos de radioterapia, no tratamento de uma grande quantidade de tumores. O Serviço, que se somará a uma completa estrutura de tratamento integrado contra o câncer, vai permitir ao hospital integralizar a assistência aos pacientes, com novos consultórios, setor de quimioterapia ambulatorial e unidades de internação.


Compromisso
- Segundo o provedor da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, José Antônio Rodrigues Alves, os investimentos estão contemplando sobretudo áreas estratégicas e de maior complexidade do hospital. "O Santa Izabel está expandindo serviços, captando novos investimentos e buscando manter o seu compromisso de atender à comunidade com qualidade e resolutividade cada vez maiores, tanto na assistência quanto na prevenção às doenças", afirmou.

O atual projeto de expansão que já contemplou este ano o hospital com um novo centro integrado de ensino pesquisa, nova unidade coronariana, novo serviço de gastro, pré-internamento, inclui ainda a requalificação de mais 36 apartamentos.


Números expressivos - A rotina diária e os números superlativos confirmam a grandeza de um dos maiores hospitais do Norte e Nordeste do país. São 525 leitos (75 de UTI), 3.700 colaboradores, 27 especialidades médicas atendidas, 13 salas de cirurgia e três salas de hemodinâmica e 525 leitos de internamento.

O HSI é o 3º no Brasil em número de cateterismos realizados; 3ª maior produção de

cirurgias oncológicas da Bahia; maior executor de cirurgias cardiovasculares da Bahia; segunda maior produção de cirurgias ortopédicas de alta complexidade do Estado e o primeiro hospital a realizar pesquisas para cura da Doença de Chagas.