Saúde

NOVA TECNOLOGIA TORNA MAIS SEGURA ANÁLISES DE EXAMES IMAGENS NO HSI

vide
| 27/06/2012 às 15:19
O Hospital Santa Izabel, da Santa Casa de Misericórdia, está em sempre se modernizando
Foto: DIV

O Hospital Santa Izabel, da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, está investindo na modernização do sistema de arquivamento e gerenciamento de imagens médicas digitais. A partir de julho próximo, os profissionais da instituição já contarão com a nova infraestrutura de PACS (Picture Archiving and Communication Systems), sistema que proporciona um ambiente de trabalho rápido e seguro para consulta de laudos radiológicos e visualização de imagens associadas.

A nova infraestrutura funciona como um mega arquivo eletrônico de exames dos pacientes realizados nos serviços de Bioimagem do hospital. Em vez do antigo processo de revelação dos filmes, os dados gerados pelos diversos equipamentos de exames são capturados em formatos digitais, e as imagens geradas são arquivadas eletronicamente em bancos de dados específicos e disponibilizados em rede.

Com essa nova tecnologia, as equipes médicas poderão acessar, on line de uma estação de trabalho, os resultados dos exames do paciente, de forma ágil, segura e com qualidade superior de imagem.


O novo sistema permitirá também ampliar ou restringir uma parte da imagem, permitindo um detalhamento mais preciso da área analisada. Com a imagem digitalizada, o profissional médico responsável pelo laudo poderá realizar algumas funções como a de aproximação (zoom), controle de brilho, contraste e visualização de imagens lado a lado, para facilitar o diagnóstico e o efeito comparativo.

O armazenamento digital também traz outras vantagens, como menos despesas com insumos, diminuição do risco de repetição de exames por conta de perda ou por falhas na transposição da imagem para a película e menos poluição no meio ambiente, pois os produtos químicos utilizados na impressão dos filmes radiográficos não são biodegradáveis.


 O gerente de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, Walter Palma, acrescenta que outra vantagem do novo sistema é a organização dos exames num banco de imagens com grande capacidade de armazenamento (20 terabytes), com a flexibilidade de crescimento até cinco vezes mais. "Com o histórico de exames do paciente arquivado no sistema, o médico poderá acessar em poucos instantes todas as imagens de procedimentos feitos no último ano, com a qualidade original", afirmou.


Todos os usuários autorizados também poderão acessar os laudos e imagens dos exames em qualquer estação da rede do Hospital Santa Izabel. Walter Palma acrescenta que a seleção de equipamentos e software utilizados foi feita entre fabricantes de primeira linha, com investimentos da ordem de cem mil reais. “A solução escolhida para contemplar a demanda de todos os equipamentos da Bioimagem foi a que apresentou melhor relação custo/benefício, além de total compatibilidade com os equipamentos e softwares utilizados atualmente no Hospital Santa Izabel”, completou.