Os pacientes do Hospital Estadual da Criança (HEC) tiveram sua festa de São João na manhã dessa quinta-feira, 21, com direito a um trio de forrozeiros, que percorreu as dependências da unidade, levando alegria e diversão para os internos e suas famílias.
A folia foi organizada pelo Grupo de Humanização, composto por colaboradores de diversos setores, cujo objetivo é promover ações para otimizar e humanizar o atendimento, melhorando a qualidade e a eficácia dos serviços prestados pelo HEC.
De acordo com a psicóloga Jaqueline Maia, coordenadora da equipe, “nesses eventos nós procuramos envolver as crianças, as famílias e toda a equipe para tirar esse estigma de que no hospital só tem dor, sofrimento. Aqui também tem esperança, alegria e isso ajuda na evolução dos pacientes. Os pais das crianças nos dão um retorno de como é importante, de como faz a diferença”.
As crianças se integraram nas brincadeiras, quadrilhas e se fantasiaram para entrar no clima junino. Enquanto aguardava o filho ser atendido, a dona de casa Joseane Bacelar participou da festa: “O ambiente fica mais gostoso, as crianças ficam mais alegres, principalmente aqui na emergência onde elas estão agitadas, tristes. Isto ajuda a manter um astral bom”.
Para Jonatas Wilian, 11 anos, do município de Nova Soure, as atividades ajudaram a esquecer o temor: “Amanhã vou fazer uma cirurgia no braço e a festa me fez tirar da cabeça o medo que estava sentindo”.
Esta é a segunda comemoração junina realizada pelo HEC neste ano. No último domingo, 17, um grupo de estudantes de medicina da Universidade Estadual de Feira de Santana, componentes da Liga de Anestesia, também fizeram a alegria da criançada.