Saúde

EQUIPE DE HEMODINÂNICA H. ESPANHOL TRANSMITE PROCEDIMENTOS NO SBHCI

veja
| 21/06/2012 às 19:40
Adriano Dourado, Shigeru Saito e Antonio Neri equipe do Hospital Espanhol
Foto: DIV

A equipe de hemodinâmica do Hospital Espanhol realizou, com sucesso, três procedimentos transmitidos ao vivo para o XXXIV Congresso da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI). Entre eles, o tratamento pericutâneo de oclusão coronaria crônica total, realizado pelos cardiologistas Adriano Dourado e Antonio Neri, do Hospital Espanhol, com o acompanhamento do convidado internacional Shigeru Saito (Japão), um dos maiores especialistas do mundo neste tipo de tratamento.  


Pela manhã, também foi realizado pela primeira vez na Bahia um novo tipo de prótese para o fechamento pericutâneo da comunicação interatrial, que facilita a realização do procedimento com sucesso.  Para este procedimento, o cardiologista do Hospital Espanhol Adriano Dourado recebeu o visita do médico argentino Miguel Granja.  Além disso, a equipe dos médicos Expedito Ribeiro (SP), Gilson Godinho e Nilson Ramos demonstrou como é realizada a colocação do primeiro stent farmacológico brasileiro, o "Inspiron", primeiro stent totalmente fabricado no Brasil.


Técnica minimamente invasiva, a Hemodinâmica pode ser utilizada para diagnosticar ou reparar problemas cardíacos, vasculares ou neurológicos. No Hospital Espanhol, as intervenções cardíacas representaram 48% dos 1.252 procedimentos realizados em 2011, entre atendimentos feitos por convênios/privados ou pelo SUS.  "É uma honra para o Hospital Espanhol estar entre os escolhidos pela comissão científica do Congresso para sediar a transmissão destes três casos. É também a demonstração de que possuímos uma estrutura de referência comparável aos melhores hospitais do Brasil", destacou Adriano Dourado. O médico lembra que além do Hospital Espanhol, o Congresso de Hemodinâmica transmitiu casos a serem realizados no Hospital Santa Isabel (Salvador), Hospital Albert Einstein (São Paulo), Cedars - Sinai Medical Center (Los Angeles) e Clinique Pasteur (Toulouse).