Durante a realização do XXIV Congresso de Cardiologia do Estado da Bahia, que acontece a partir de amanhã (30) no Bahia Othon Palace Hotel, a equipe de cardiologistas do Hospital Santa Izabel (HSI) realizará na sexta-feira (1º) um simpósio satélite de decisões compartilhadas em cardiologia. Na ocasião, cardiologista clínicos, intervencionistas e cirurgiões cardiovasculares da instituição, referência nacional em cardiologia, discutirão e compartilharão opiniões de casos complexos em painel.
A decisão compartilhada em cardiologia, conhecida na língua inglesa como heart team, é preconizada como a maneira mais apropriada de aplicar as melhores evidências em prol do paciente.
"Essa é uma terminologia nova para uma prática antiga no Hospital Santa Izabel. Os casos complexos da semana no HSI são levados para discussão na sessão dedicada à Residência em Cardiologia", afirma o médico cardiologista José Carlos Brito, coordenador do Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia do Hospital Santa Izabel.
O Simpósio de Decisões compartilhadas em Cardiologia terá como mederador o médico Gilson Feitosa, diretor de Ensino e Pesquisa do Hospital Santa Izabel, e terá como participantes os médicos cardiologistas Antônio Carlos Nery, Heitor Carvalho, José Carlos Britto, Nilzo Ribeiro, Paulo Barbosa e Ricardo Eloy.
O Hospital Santa Izabel terá ainda um estande no evento, onde divulgará o atendimento eficaz que oferece à população na prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças cardiovasculares.
O XXIV Congresso de Cardiologia do Estado da Bahia é uma realização da Sociedade Baiana de Cardiologia, que deverá reunir entre os dia 30 de maio e 2 de junho, mais de 800 profissionais de saúde.