VIDE
III Meeting de Saúde do H. Santa Izabel: José Antonio Rodrigues, provedor da SCMBA
Foto: BJÁ
O provedor da Santa Casa de Misericórdia da Bahia e presidente executivo do Hospital Santa Izabel, José Antonio Rodrigues, disse ao BJÁ após encerramento do III Meeting de Saúde realizado neste final de semana em Praia do Forte, Mata, que a questão da qualidade e segurança aos pacientes nas instituições hospitalares tem consenso em pelo menos três pontos: planejamento voltado para isso a médio prazo, mudança de cultura e procedimentos de comunicação bem claros.
As instituições privadas que integram o ANAHP composta por 45 grandes hospitais do país responsáveis pelo faturamento bruto ano em R$7.5 bilhões estão com consciência plena, de que, sem a adoção de programas de qualidade e segurança aos pacientes não existem avanços. Segundo José Antonio, os clientes estão a cada dia mais exigentes, uma situação própria da sociedade, eo que está praticamente obrigando os hospitais a adotarem procedimentos em que o atendimento seja o melhor possível.
E isso só tem sucesso, ainda de acordo com o provedor da Santa Casa da Bahia, com a participação de toda equipe das instituições. "A liderança do processo é do corpo médico, mas, todos têm que estar engajados nesse processos, a enfermagem, os farmacêuticos, o atendimento de balcão inicial e assim por diante", comenta José Antonio destacando que, no Hospital Santa Izabel, mesmo com quase metade de atendimento para o SUS essa meta é perseguida como uma obsessão.
O provedor admite, também, que a residência médica e o internato no Santa Izabel estão criando uma cultura disciplinar de qualidade e segurança a ser disseminado em outros hospitais da Bahia.
Sobre o Meeting de Saúde o provedor destaca o seu pioneirismo e ousadia, pois, está trazendo ao debate temas importantíssimos a todos os hospitais, e, neste encontro, estão presentes representantes do H. Português, do H. Espanho, do São Rafael, Aliança e Hospital do Subúrbio.