vide
III Meeting de Saúde do H. Santa Izabel: Ricardo Madureira do HSI
Foto: BJÁ
A médica Christiane Padovani, gerente da área de qualidade do Hospital Santa Paula (SP), afirmou durante o III Meeting de Saúde do Hospital Santa Izabel/Santa Casa de Misericórdia da Bahia que se realiza no Tivoli da Praia do Forte, que, a grande dificuldade para se implantar um programa de qualidade para segurança dos pacientes está na velha cultura nacional, a mudança de paradigmas. "A questão da cultura da qualidade exige comportamento e participação de tosos" frisou.
O Santa Paula é um hospital de porte médio com 198 leitos fundado no final dos anos 1950 e que, ao longo dos anos, implantou uma cultura modelo de referência da qualidade no atendimentos aos pacientes com segurançca, o qual obteve certificações ONA nível 1, em 2001; nível 2 ONA, em 2005; nível 3, em 2008; e acreditação canadense, em 2010.
Questionada quais os ganhos do hospital com essas certificações, Padovani disse que nã saberia mensurar isso de forma mais ampla, porém, destacou que o Santa Paulo agregou um valor inestimável a instituição. "Somos uma instituição exemplo de gestão de negócios e referência no atendimento no país", destacou.
SANTA IZABEL
Já o médico Ricardo Madureira, diretor médico do Hospital Santa Izabel, destacou em seu case que a instituição baiana tem um bom programa de qualidade e segurança dos pacientes implantando de forma mais sistêmica a partir de 2000 e que tem trazido bons resultados ao hospital e seus clientes. Também entende Madureira que, "qualidade é mudança de cultura, sendo preciso tempo para conduzir um processo dessa natureza, de pelo menos 5 a 10 anos".
Madureira comentou que o Santa Izabel é um complexto hoispitalar com 1.758 médicos, 3.245 empregados, 525 leitos, 13 salas cirurgicas, 60 cirurgias cardíacas ao mês, 14.738 cirurgias gerais no ano de 2011 e que vinha se deteriorando, mas, conseguiu se reeguer graças, extamente, a adoção de um programa de qualidade exitoso.
Hoje, o Santa Izabel é um centro de referência nacional em cardiologia, oncologia e ortopedia e participa como hospital colaborador da Rede Sentinela.