Apresentações, performances, humor stand up e sorteio de ingressos para peças teatrais e cinema, almoços, livros e distribuição brinquedos marcarão a passagem do Dia Mundial da Hemofilia nesta terça-feira, 17.
A comemoração será feita pela Fundação Hemoba em seu Hemocentro Coordenador, na Ladeira do Hospital Geral Estado (HGE), Av. Vasco da Gama, das 9 às 11 horas, tendo como convidados especiais os pacientes hemofílicos de Salvador.
A hemofilia é uma alteração genética e hereditária no sangue, caracterizada por um defeito na coagulação, cujos principais sintomas são os sangramentos, principalmente, dentro das juntas e dos músculos. Para cuidar desse tipo de paciente são necessários
profissionais de diversas áreas: hematologia, clínica geral, pediatria, odontologia, enfermagem, serviço social e fisioterapia.
A avaliação anual com todos os profissionais do serviço de hemofilia permite a observação de pequenos problemas em seu início, possibilitando medidas preventivas e até mesmo corretivas para não se transformarem em um grande problema futuro.