Saúde

JOSÉ SARNEY É INTERNADO NO SÍRIO-LIBANÊS E PASSARÁ POR CATETERISMO

vide
| 14/04/2012 às 18:08
Presidente do Senado, José Sarney, sentiu-se mal e fará cateterismo, domingo
Foto: Ag Brasil
(Atualizada às 21h17min)

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), que foi internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, neste sábado (14) para exames, passará por um cateterismo na manhã deste domingo (15), segundo informou o hospital.


Após as primeiras avaliações, os médicos detectaram um quadro de insufiência coronária, que pode ter sido causado pelo entupimento de uma artéria.


Sarney chegou ao hospital no final da tarde deste sábadopara se submeter a exames. Ele foi recebido pelo cardiologista Roberto Kalil Filho, médico pessoal e responsável pelo tratamento contra o câncer pelos quais passaram a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Kalil coordena a equipe que cuida do senador.

saiba mais


Os primeiros exames feitos no presidente do Senado foram um eletrocardiograma e um ecocardiograma. As primeiras informações do hospital davam conta de que o senador poderia ter alta no início da tarde deste domingo. O último boletim não trazia previsão de alta do senador.


Segundo informou a assessoria de Sarney, ele se sentiu mal na noite desta sexta (13) na residência oficial, em Brasília. Neste sábado, o presidente do Senado, que está com 81 anos, viajou da capital federal para São Paulo e adiantou um "check-up" que já estava previsto.

Veja a íntegra do boletim médico divulgado pelo hospital Sírio-Libanês:

O senador José Sarney, que deu entrada no Hospital Sírio-Libanês neste sábado (14/4), passou pelas primeiras avaliações - ecocardiograma e eletrocardiograma - que detectaram alterações compatíveis com o quadro de insuficiência coronária.

Em razão disso, o paciente deverá ser submetido a cineangiocoronariografia (cateterismo) na manhã deste domingo.

A equipe médica que assiste o senador José Sarney é coordenada pelo Prof. Dr. Roberto Kalil Filho.

Dr. Antonio Carlos Onofre de Lira Dr. Paulo Cesar Ayroza Galvão
Diretor Técnico Hospitalar Diretor Clínico



(Matéria das 15h)

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), chegou no fim da tarde deste sábado ao Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde passará por exames. De acordo com a assessoria do senador, ele sentiu fortes dores de cabeça durante a noite e decidiu fazer um check-up na instituição.

Em outubro de 2010, Sarney chegou a ser internado no Sírio-Libanês com um quadro de arritmia cardíaca e de esofagite. Ele ficou duas semanas hospitalizado.

O senador completa 82 anos no próximo dia 24.

Sírio-Libanês
Recentemente, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva concluiu o tratamento contra um câncer na laringe no Sírio Libanês. Lula faz agora sessões de fonoaudiologia na instituição.

A presidente Dilma Rousseff e o ex-vice-presidente José Alencar, morto em 2011, também já foram internados no hospital. Políticos como Geraldo Alckmin, Cláudio Lembo, Orestes Quércia e Romeu Tuma passaram pelas mãos dos médicos do Sírio-Libanês.

Lideranças da América do Sul também já foram atendidas no hospital. Em janeiro, o presidente do Paraguai, Fernando Lugo, chegou a se encontrar com Lula no Sírio-Libanês quando fazia exames de acompanhamento após tratamento de um câncer linfático.