Saúde

ESPECIALISTAS ÁREA SAÚDE SE REÚNEM NA BAHIA PARA DEFINIR ESTRATÉGIAS

vide
| 11/04/2012 às 10:51
Maurício Ceschin é um dos participantes do III Meating de Saúde do H Santa Izabel
Foto: DIV

O Hospital Santa Izabel, da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, vai promover entre os dias 20 e 22 de abril, na Praia do Forte o 3º Meeting de Saúde. Durante dois dias de programação, alguns dos principais especialistas do país estarão apresentando e discutindo o atual cenário da economia da Saúde e abordando temas como a segurança do paciente, avanços de gestão, sustentabilidade e possibilidades de crescimento dos hospitais de grande porte, em busca da expansão contínua e atendimento de excelência.

O evento contará com a participação do presidente da Agência Nacional de Saúde (ANS), Maurício Ceschin, lideranças médicas do Hospital Santa Izabel, representantes do segmento hospitalar da Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, além de gestores das esferas federal, estadual e municipal da saúde pública, membros da academia e gestores das maiores operadoras de saúde do país e de órgãos reguladores.

Um dos destaques será a palestra Compreendendo a Segurança do Paciente, proferida por Carlos Schiavon, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Hospitalar, no sábado (dia 21).

Com larga experiência acadêmica e em gestão hospitalar, Schiavon abordará temas como a natureza e a frequência dos erros associados à assistência à saúde e dos eventos adversos, princípios básicos em segurança do paciente, segurança versus qualidade, dentre outros.


Já a temática da gestão e viabilização dos hospitais de alta complexidade será amplamente debatida com apresentação de cases dos hospitais Santa Izabel, Albert Einstein e Santa Paula, estes últimos de São Paulo.


Novas perspectivas


Na avaliação do provedor da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, José Antônio Rodrigues Alves, a realização do 3º Meeting de Saúde possibilitará também aos profissionais e empresas estreitar o relacionamento, trocar experiências e conhecer especificidades de um setor dinâmico, que requer interação, investimentos contínuos em capacitação profissional, novas tecnologias e gestão pela qualidade.


Os números do segmento são expressivos. O mercado de saúde brasileiro tem apresentado evolução acelerada, já representa 8% do PIB nacional e contabiliza mais de 4 milhões de profissionais em todo o país. Além disso, há um envelhecimento da população e, quanto maior é a longevidade, maior a necessidade de tratamento. 

 “Nesse momento de busca maior pela sustentabilidade do setor hospitalar, a expectativa da Santa Casa de Misericórdia da Bahia é que esse 3º Meeting abra novas perspectivas para o Hospital Santa Izabel, que tem singular história de prestação de serviços à comunidade baiana e que se faz contemporâneo ao prestar um serviço qualificado e de referência em medicina de excelência” diz José Antônio Rodrigues Alves.    


Uma programação de entretenimento, bem-estar e atividades sociais e esportivas também foi especialmente preparada para tornar o evento ainda mais agradável.