O Hospital Martagão Gesteira (HMG), através de sua entidade mantenedora, a Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil, e a Fundação José Silveira (FJS) assinam nesta quinta-feira (dia 05), às 9h, um Convênio de Cooperação. O instrumento tem o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços prestados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), através da transferência de tecnologia, apoio assistencial e técnico entre essas instituições filantrópicas.
Com o novo Convênio, cerca de 15 mil crianças e familiares atendidos mensalmente no HMG serão beneficiados, tendo acesso aos ganhos de eficiência administrativa e operacional, know how que será compartilhado pela FJS.
Desde 1937, a FJS vem desenvolvendo trabalhos voltados para a saúde e assistência social, missão também desempenhada, há 89 anos, pela Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil. A oficialização desta parceria corrobora com a antiga amizade entre os médicos Álvaro Bahia e José Silveira, fundadores homônimos das duas instituições, que dedicaram, ao longo de suas vidas profissionais, seus trabalhos em defesa dos mais carentes.
Único hospital exclusivamente infantil de Salvador, com atendimento 100% SUS, o HMG é hoje a unidade de referência para tratamentos de alta complexidade, como Cardiologia, Neurocirurgia e Oncologia. São mais de 20 especialidades médicas voltadas para a criança, gerando mais de 6 mil atendimentos ambulatoriais, 500 cirurgias e 700 internamentos mensais.
O evento solene contará com as presenças do Secretário Estadual de Saúde, Jorge Solla, e do Presidente da Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas e Entidades Filantrópicas na Área de Saúde, o Deputado Antônio Brito, além de outras autoridades.