Saúde

LULA VOLTA A SER INTERNADO NO SÍRIO COM PNEUMONIA AFIRMA MÉDICO

vide
| 04/03/2012 às 17:24
Na última quinta-feira a presidente Dilma esteve em São Bernardo visitando Lula
Foto: Instituto Lula
(ATUALIZADA ÀS 22H)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está com pneumonia, de acordo com o infectologista David Uip, integrante da equipe médica que faz o tratamento de Lula no Hospital Sírio-Libanês. O ex-presidente foi internado por volta das 12h deste domingo (4) no hospital, em São Paulo.

"É uma pneumonia e estamos atrás do que causou, pode ter sido uma bactéria", disse o médico. Ele disse que a doença está no estágio inicial e que também foi diagnosticada uma pequena alteração no pulmão do ex-presidente. "Fizemos uma série de exames e na tomografia surgiu essa alteração", afirmou Uip.

A situação é habitual e o quadro de saúde de Lula não é preocupante, disse o médico. Ele ressaltou, no entanto, que o tratamento contra o câncer de laringe a que o ex-presidente foi submetido entre outubro de 2011 e fevereiro deste ano pode deixar sua saúde frágil. "Num paciente da idade do Lula, que acabou de passar por um tratamento [de câncer] agressivo, qualquer coisa é grave, uma gripe pode ser grave", disse.

saiba mais

O infectologista disse também que exames foram realizados neste domingo para saber se a área do tumor na laringe de Lula havia sido afetada de alguma forma. "Não houve alteração", ponderou.

Outro médico da equipe de Lula, Paulo Hoff, disse ao G1 que a previsão é que o ex-presidente fique internado pelo menos até o próximo final de semana. "Ele está na fase de recuperação [do câncer]. É normal perder peso e a imunidade é afetada."

Dificuldade em engolir
Lula apresenta perda de peso e dificuldade em engolir, segundo sua assessoria. Ele teve febre nos últimos dias e, por isso, os médicos do Sírio-Libanês optaram pela internação.

O remédio que vai ser ministrado a Lula para tratar a infecção é por via oral. No entanto, estando no hospital, o ex-presidente pode receber o antibiótico por via intravenosa, o que não exige deglutição e tem efeito mais rápido, de acordo com sua assessoria.

A entrada de Lula no hospital foi tranquila e ele está sob constante monitoramento, ainda segundo seu assessor. A ex-primeira-dama, dona Marisa Letícia, foi ao hospital mais cedo e deve voltar para acompanhar o ex-presidente durante a noite.



(MATÉRIA DAS 17H24MIN)
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a ser internado neste domingo no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Ele teve uma infecção pulmonar de leve intensidade, de acordo com boletim médico divulgado pela instituição.

Lula apresentava febre baixa e, conforme o hospital, está sendo medicado com antibióticos. O ex-presidente deverá permanecer internado nos próximos dias.


Lula concluiu o tratamento de radioterapia contra o câncer de laringe no dia 17 de fevereiro, mas os medicamentos continuam a agir no corpo por algumas semanas. A previsão era de que ele realizasse novos exames na segunda quinzena de março, quando será possível avaliar se o tumor desapareceu completamente.

Desde que iniciou o tratamento, em outubro do ano passado, o ex-presidente já perdeu 12 kg. De acordo com a assessoria do Instituto Lula, apesar do fim do tratamento, o ex-presidente ainda queixava-se de dores na garganta - um sintoma considerado "normal" no final desse tipo de tratamento. Ainda segundo a assessoria, o mal estar aumentou no fim de semana e, por isso, Lula foi ao hospital hoje no horário de almoço para ser avaliado. Apesar da internação, o estado de saúde de Lula é considerado bom.

O câncer de Lula
Após queixa de dores de garganta, Lula realizou uma série de exames na noite de 28 de outubro de 2011. Na manhã do dia seguinte, foi divulgado boletim médico do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, informando que foi diagnosticado um tumor maligno na laringe, que seria inicialmente tratado por quimioterapia.

O câncer na região da laringe é mais comum entre homens e o de maior incidência na região da cabeça e pescoço. Os principais fatores que potencializam a doença são o tabagismo e o consumo de álcool. Já os sintomas são: dor de garganta, rouquidão, dificuldade de engolir, sensação de "caroço" na garganta e falta de ar.