Hospital Martagão Gesteira e Fundação de Hematologia Hemoterapia da Bahia (Hemoba) realizarão segunda e terça-feira (30 e 31, respectivamente), das 8 às 17 horas, uma campanha de coleta de sangue, com a presença do Hemóvel, no pátio do hospital. O objetivo é estimular a doação entre pais, funcionários e toda a comunidade.
Grupos e instituições, como Guarda Municipal de Salvador, Torcida Uniformizada Os Imbatíveis (TUI), Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAAB), Sindicato dos Bancários da Bahia e Faculdades Integradas Olga Mettig, aderiram à campanha, estimulando seus funcionários e colaboradores a participar.
Para doar basta comparecer ao local munido de documentação original com foto, ter entre 16 e 67 anos e pesar acima de 50 k. Menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal. É recomendável estar bem alimentado, ter dormido no mínimo 6 horas na noite anterior, não fumar nas 4 horas antes e não ter consumido bebida alcoólica nas 12 horas antecedentes à coleta.
Poucos doadoresSegundo a Fundação, apenas 1% da população baiana é doadora, fazendo os bancos de sangue operarem diariamente com os estoques em baixa. Mesmo o avanço da tecnologia não conseguiu encontrar um substituto para o sangue. Isso torna ainda significativo os esforços desenvolvidos, como essa parceria entre Martagão e Hemoba para melhorar os estoques dos hospitais baianos.