A visita de inspeção da Comissão de Saúde foi em novembro de 2011
Foto: Divulgação
O Hospital Estadual da Criança, em Feira de Santana, acaba de receber do Ministério da Educação (MEC) aprovação para abrigar cursos de residência médica em Pediatria e Neonatologia, e a partir de março passarão a ter oito residentes em Pediatria Geral e quatro em Neonatologia.
“Ficamos muito felizes com a aprovação destes cursos, pois estamos tornando o HEC um centro formador de profissionais. Ele já nasceu com a vocação de ser um hospital-escola e estamos galgando esse caminho vitorioso com mais essa conquista”, destacou a diretora técnica da instituição, a médica Edilma Reis.
Em novembro de 2011 o HEC recebeu a visita da Comissão Estadual de Residência Médica da Bahia, representante do MEC, para avaliar a unidade. Na ocasião foram vistoriados também biblioteca, auditório e alojamento onde ficarão os residentes, além conversarem com residentes de outras unidades de saúde que já utilizam o hospital como campo de estágio.
“Felizmente as relatoras constataram a viabilidade do nosso projeto e agora poderemos iniciar a formação de profissionais que poderão dar ainda mais assistência às nossas crianças.”, disse Edilma.
Treinamento e serviçoResidência é um curso de pós-graduação
lato senso com ênfase em treinamento e serviço, no qual o recém-formado atua por dois anos no hospital, com carga horária de 60 horas semanais, desenvolvendo trabalhos práticos supervisionados, além de continuar com atividades teóricas.
Após a conclusão do programa, o médico recebe o título de especialista em sua área. No HEC, a Pediatria será coordenada pela pediatra Nilma Lázara e a Neonatologia ficará a cargo da neonatologista, Tatiana Oliveira Vieira.