Saúde

MORTE POR INFARTO DO PRESIDENTE DO SINDIMED DEIXA AMIGOS PERPLEXOS

vide
| 07/01/2012 às 17:18
José Carlos Meira morre aos 52 anos de idade
Foto: Rede Cons de Medicina

Vítima de um infarto fulminante, morreu na tarde deste sábado, 7, em Salvador, aos 52 anos, José Caires Meira, presidente do Sindicato dos Médicos (Sindmed) da Bahia.


Caires trabalhava no sindicato quando, no começo da tarde, se sentiu mal e pediu socorro. Apesar de inúmeras tentativas de reanimação, ele não resistiu após ter sofrido duas paradas cardíacas.

Natural de Livramento de Nossa Senhora, sudoeste da Bahia, o sindicalista deixa esposa e filhos. O local e o horário do enterro ainda não foram definidos.

DEFENSORIA

O Sindicato dos Médicos no Estado da Bahia celebrou a realização de um desejo antigo, no dia 15 de junho último - a implantação de uma Defensoria Médica e da Assessoria Contábil. Agora os médicos sindicalizados poderão contar com o serviço, sem custo adicional, de contadores e advogados. O presidente do Sindimed, José Caires, afi rmou que com este novo serviço o Sindimed dá um salto no atendimentoà demanda da categoria médica."Esta implantação representa um novo tempo. Agora os médicos têm quem os defendam quando forem atacados no exercício da sua profissão".

A Defensoria Médica oferece assistência ao sindicalizado em todas asáreas do direito - Civil, Administrativo, Penal e Ético-profissional. Dentre as demandas de responsabilidade dos advogados do Sindimed estão: erro médico, direito imobiliário, divórcio e separação, pequenas causas, atuação profi ssional e alvarás judiciais.

A advogada do Sindicato, Isabelle Borges, afirma que os processos contra médicos vêm aumentando. Como a relação médico-paciente é baseada no Código de Defesa do Consumidor, a busca por indenização é grande. "Entretanto, muitas vezes a ação é fomentada por uma causa inexistente, criando um processo falso, com a ilusão de que se vai conseguir um proveito
fi nanceiro", explica a advogada.

A Assessoria Contábil, para pessoa física, fornece apoio na elaboração de
livro caixa, registro de empregados e todas as suas decorrências (folha de
pagamento, INSS, FGTS), bem como no cálculo da declaração do Imposto de
Renda. A contadora recém contratada, Lourdes Oliveira, alerta para a grande
utilidade de uma assessoria como esta:"o médico ganha suporte para se organizar melhor. Muitos profi ssionais não têm tempo para resolver este tipo de demanda. Nós estamos aqui para auxiliá-lo e fazer este trabalho".