Saúde

MISS BRASIL DÉBORA LYRA É TRANSFERIDA PARA UTI DO CIAS UNIMED VITÓRIA

vide
| 29/12/2011 às 08:23
Estado de saúde da modelo é considerado preocupante
Foto: Gazeta de Vitória
A Miss Brasil 2010 Débora Lyra, 22 anos, vítima de um acidente de carro na BR 101 Sul, em Guarapari, no final da tarde de terça-feira (27), passou por uma cirurgia na coluna nesta quarta-feira (28), no Hospital São Lucas, em Vitória. No fim da tarde, a modelo foi transferida para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Centro Integrado de Atenção à Saúde (Cias), da Unimed. Todos os feridos no acidente continuam internados.

A cirurgia realizada no São Lucas começou às 10h desta quarta e terminou por volta das 14h. Segundo o pai da modelo, Luiz Fernando Lyra, a cirurgia transcorreu tranquilamente e Débora já encontra-se no pós-operatório, em repouso, e já mexe os dedos. Luiz Fernando afirmou que a filha está lúcida e conversando. Esta é a segunda cirurgia feita na vítima desde o acidente.

Na noite de terça-feira, os médicos precisaram retirar o baço da modelo para conter uma hemorragia na barriga. A família de Débora Lyra informou que a ex-Miss brasil precisa de sangue A positivo. As doações podem ser feitas no Hemoes, na Avenida Marechal Campos, em Maruípe.

Em nota, a direção do Hospital Estadual São Lucas informou que a paciente foi submetida a uma cirurgia bem sucedida de artrodese de coluna cervical (fixação da coluna) na tarde desta quarta-feira (28) e apresenta-se consciente.

GOL DESGOVERNADO

A modelo e outras três pessoas estavam no Gol, placas MSI 6444, que ficou desgovernado, invadiu a contramão e atingiu a Toyota Bandeirante, placas LGO 8476/RJ, que seguia no sentido contrário, segundo a ocorrência da PRF.

Maria Auxiliadora Miguel de Souza, de 56 anos, mãe do namorado de Débora, faleceu no local da batida. Segundo a PRF, ela estava no banco de trás, sem cinto de segurança, e, com a batida, foi projetada para frente, pressionando a modelo, que estava no banco do carona, contra o painel do veículo. Um neto de Maria Auxiliadora, Elson Carlos Moreira Filho, 30 anos, foi liberar o corpo dela no Departamento Médico Legal (DML), em Vitória, no final da manhã desta quarta-feira.

Também estavam no veículo Hermon Souza Lopes, namorado de Débora, e Caroline Carone, que, de acordo com a assessoria do Centro Integrado de Atenção à Saúde da Unimed (Cias), para onde ela foi socorrida, está consciente mas passou por uma cirurgia na manhã desta quarta-feira. Já Hermon foi encaminhado, primeiramente, para a Upa de Guarapari e, em seguida, transferido para o Cias. Segundo o irmão de Hermon, Ney Lopes, 48 anos, ele quebrou o nariz e fraturou a perna no acidente.

Também ficaram gravemente feridos os ocupantes da Toyota Bandeirante: Roberto Lessa Vasconcellos, Victor Castro Damázio e Júlia Brasil Lessa. Roberto e Victor foram encaminhados para a Maternidade de Vila Velha e Júlia, para a Upa de Guarapari e, em seguida, para o Hospital Antonio Bezerra de Faria, em Vila Velha.(Gazeta de Vi´tória)