O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou, por volta das 8h30 desta segunda-feira, ao Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde passará pela segunda etapa da quimioterapia contra um câncer na laringe. A assessoria do hospital não informou por quais procedimentos Lula deve passar ou por quanto tempo ele ficará internado.
Segundo o diagnóstico, o tumor de Lula tem aproximadamente 3 cm. A equipe médica afirmou que a doença está em uma fase de desenvolvimento chamada de T2 e ainda não atingiu as cordas vocais. Pelo resultado de uma biópsia, a agressividade do tumor é considerada média e seu estágio de desenvolvimento é relativamente inicial.
Lula foi internado no dia 31 de outubro e passou pela primeira sessão de quimioterapia. De acordo com o boletim médico, o ex-presidente "sumeteu-se à colocação de catéter venoso central e intervenção cirúrgica" e passou por exames complementares no dia seguinte, quando teve alta médica.
O câncer de Lula
Após queixa de dores de garganta, Lula realizou uma série de exames na noite de 28 de outubro. Na manhã do dia seguinte, foi divulgado boletim médico do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, informando que foi diagnosticado um tumor maligno na laringe, que seria inicialmente tratado por quimioterapia.
O câncer na região da laringe é mais comum entre homens e o de maior incidência na região da cabeça e pescoço. Os principais fatores que potencializam a doença são o tabagismo e o consumo de álcool. Já os sintomas são: dor de garganta, rouquidão, dificuldade de engolir, sensação de "caroço" na garganta e falta de ar.