Saúde

FEORA: SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE REALIZOU 9.993 EXAMES CÂNCER MAMA

VIDE
| 11/10/2011 às 14:26

Todos os exames necessários para detectar o câncer de mama são disponibilizados gratuitamente pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Uma ampla rede, formada por vários prestadores, é responsável por garantir a assistência ao público feminino.  Além da mamografia (radiografia das mamas), as mulheres acima de 40 anos de idade podem realizar a punção e ultrassonografia mamária gratuitamente.

O diretor de Atenção à Saúde, Ricardo Souza, observa que o balanço
 
dos procedimentos realizados no período de janeiro a julho deste ano, pelo DataSus, sistema de informação do Ministério da Saúde, mostra que a procura pelos serviços é significativa.


"O município de Feira de Santana contabilizou 9.993 mamografias no período, o que aponta uma média de 1.419 exames ao mês realizados. Se o exame detectar alguma anormalidade, como um nódulo, as consultas com mastologista são agendadas pela Central Municipal de Regulação", informa.


Ainda de acordo com Ricardo Souza, o total de punção mamária feita nos sete meses foi de 981, com média de 140 ao mês. "Os exames citopatológicos, necessários para classificação do tumor em maligno ou benigno, contabilizam 592, enquanto que as ultrassonografias realizadas totalizam 4.560, com média mensal de 650", acrescenta.

Ele observa, ainda, que o número de procedimentos realizados nos meses de agosto e setembro ainda não foi processado. "Os dados referentes ao mês de agosto já foram enviados ao Ministério de Saúde, responsável pelo processamento. O quantitativo de setembro, no entanto, pode ser enviado pelo Município até o dia 20 deste mês", esclarece.


Os procedimentos relacionados ao diagnóstico do câncer de mama são disponibilizados pela Rede Própria no Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem (CMDI) Dr. Luiz Eugênio Laurine, e pelos prestadores Centro de Pesquisa e Assistência em Reprodução Humana (Ceparh), Centro Municipal de Prevenção ao Câncer (CMPC), Instituto de Mastologia (IMA), Hospital D. Pedro de Alcântara (HDPA), Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) e IHEF.