Saúde

ANVISA MANTÉM VENDA DO MODERADOR APETITE SIBUTRAMINA E VETA MAZINDOL

vide
| 04/10/2011 às 14:05
Há muita polêmica sobre os efeitos colaterais dos emagrecedores
Foto: DIV

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) decidiu manter a comercialização da sibutramina no país e retirar os medicamentos pertencentes ao grupo das anfetaminas e derivados (femproporex, anfepramona e mazindol) do mercado.


 

Dois diretores acompanharam o voto do relator e diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Barbano. Apenas o diretor José Agenor Álvares votou contra a permissão de comercialização da sibutramina.


A diretora Maria Cecília Brito, que acompanhou o relator, disse gostaria de retirar a sibutramina do mercado, mas entende que a questão é complexa e deve ser reavaliada em, no máximo, um ano e meio.


Finalizada a votação, os diretores vão discutir as novas condições de uso da sibutramina.


O relator se baseou em relatório técnico da agência. É, porém, uma mudança de posição da agência com relação ao início do ano. Nota técnica emitida pela Anvisa em fevereiro indicou problemas que desfavoreciam o uso das quatro substãncias.


Em agosto, a coluna da Mônica Bergamo informou que a Anvisa iria recuar da decisão de vetar os quatro tipos de emagrecedores, liberando a sibutramina com restrições.

O Conselho Federal de Medicina é contrário à restrição da venda dos inibidores. Já ameaçou entrar na Justiça caso a agência decida pelo veto.

Sibutramina -
Moderador de Apetite


Atualmente é considerada mais moderna que outras drogas como a anfetamina, a sibutramina aumenta a saciedade, ou seja, você come menos por sentir satisfeito com pequenas quantidades de alimentos.  Causa alguns efeitos colaterais como: dor de cabeça, insônia, boca seca, agitação. Nas farmácias, Reductil e Plenty são os dois nomes mais conhecidos.

Como a Sibutramina age no organismo ?

A sibutramina atua diretamente no sistema nervoso central, numa parte do cérebro (Hipotálamo) responsável por controlar a sensação de ansiedade e fome. Ou seja, quando uma pessoa toma sibutramina ela passa a se sentir satisfeita com uma quantidade menor de alimentos do que costumava ingerir. O objetivo desta droga é o controle das calorias, possibilitando assim a reeducação alimentar e conseqüentemente a perde de peso.

Efeitos Colaterais Sibutramina

- Boca seca;
- Apetite elevado ;
- Náusea;
- Gosto estranho na boca;
- Estômago irritado;
- Constipação;
- Insônia ou sonolência;
- Tontura;
- Dores menstruais;
- Dor de cabeça;
- Dor nas articulações;
- Elevação da pressão sanguínea.

Todos sabem que qualquer medicamento apresenta efeitos colaterais, o importante é ter o acompanhamento médico desde o início do tratamento.

Os efeitos colaterais a seguir são pouco comuns porém sérios, e requerem atenção médica imediata: arritmia cardíaca, parestesia, alterações mentais e no humor. Sintomas que requerem atenção médica urgente são: ataque apoplético, problema para urinar, dor no peito, hemiplegia, visão anormal, dispnéia e edema.

Contra-indicações da sibutramina

- Condições psiquiátricas como bulimia, anorexia, depressão profunda ou manias pré-existentes;
- Hipersensibilidade ao medicamento;
- Pacientes menores de 18 anos;
- Tratamentos com outros inibidores ou antidepressivos;
- Hipertensão não controlada;
- Hipertensão pulmonar;
- Lesões em válvulas cardíacas;
- Doença coronária;
- Insuficiência cardíaca;
- Arritmia séria;
- Infarto do miocárdio anterior;
- Infarto ou ataque isquêmico transiente;
- Hipertiroidismo;
- Mulheres grávidas ou lactantes