Saúde

SESAB CONFIRMA MAIS UMA MORTE DE MULHER POR MENINGITE EM SALVADOR

vide
| 02/10/2011 às 20:09

Uma mulher de 32 anos morreu sábado (1º), vítima de meningite no Hospital Roberto Santos, em Salvador. A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou o caso neste domingo (2), mas aguarda resultado de exames laboratoriais que indiquem o tipo da doença. No entanto, o quadro clínico apresentado pela paciente, segundo a Secretaria, aponta para a meningite meningocócica do tipo C, a variação mais grave da doença.

A Sesab não soube informar por quantos dias a paciente esteve internada, nem o bairro onde ela morava. Segundo números da Secretaria, esta é a 72ª morte pela doença no estado este ano.

Há exatamente uma semana, uma estudante de curso técnico de enfermagem, de 27 anos, morreu vítima de meningite meningocócica do tipo C em Salvador. Ela foi encontrada na segunda-feira (26) já sem vida no apartamento onde morava sozinha no condomínio Arvoredo, no bairro Tancredo Neves. Ela foi a 41ª vítima da meningite do tipo C na Bahia.

)

Crianças de até dois anos podem se vacinar de graça em qualquer posto de saúde. A partir dessa idade, é preciso recorrer às clínicas particulares, que cobram em média R$ 70 pela dose.

Morte de criança

Uma criança de 9 anos morreu no dia 20 de setembro também vítima de meningite C. A Sesab não soube informar quando a menina deu entrada no Hospital Eládio Lasserre, em Salvador, mas disse que seu estado de saúde já era considerado grave. Os colegas dela, da Escola Recanto Florestal, no bairro Cajazeiras XI, foram submetidos aos procedimentos de profilaxia para evitar novos casos.


Surto em Sauípe


Quatro trabalhadores do complexo de hotéis de luxo Costa do Sauípe, Litoral Norte da Bahia, morreram vítimas de meningite C no mês de setembro. O surto começou no mesmo período em que era realizado o evento de música Sauípe Folia. Não foram registrados casos entre foliões. Dois outros funcionários que contraíram a doença se recuperaram após tratamento no Hospital Couto Maia, em Salvador. Um permanece internado.

Sintomas

A meningite é transmitida por gotículas da saliva e por contato humano. Por isso, é preciso redobrar o cuidado nas estações frias, quando as pessoas ficam mais tempo em ambientes fechados.

Segundo a Anvisa, os sintomas da doença são febre alta abrupta, dor de cabeça intensa e contínua, vômitos em jato, náuseas, rigidez no músculo da nuca, ombro e costas, falta de apetite, dores musculares e agitação física e mental, além de manchas vermelhas na pele. Crianças com menos de um ano podem sentir moleira tensa ou elevada, irritabilidade, inquietação com choro agudo, rigidez corporal com ou sem convulsões.