Saúde

PREFEITO ILHÉUS INTERNADO UTI DO HOSPITAL ESPANHOL APÓS CRISE GÁSTRICA

vide
| 07/09/2011 às 18:00
José Nazal na parada ao 7 de Setembro, em Ilhéus, e as informações a imprensa
Foto: Blog do Gusmão

O prefeito de Ilhéus, Newton Lima (PSB), está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Espanhol, em Salvador, desde a madrugada desta quarta-feira, 7, informou o chefe de gabinete da prefeitura de Ilhéus, José Nazal.

De acordo com Nazal, Lima começou a sentir dores abdominais na manhã de terça-feira, 6, quando ainda trabalhava na prefeitura. A dor teria se intensificado à tarde, enquanto ele estava em uma audiência com o sindicato dos radialistas. Com isso, o prefeito foi encaminhado à Policlínica de Ilhéus e em seguida para o Hospital São José, também no município.


Ainda segundo informações de Nazal, sem obter melhora no quadro, Newton Lima foi encaminhado para a capital em um avião-UTI por volta das 1h30 de hoje e internado na UTI do Hospital Espanhol. Ele já passou por uma endoscopia, por volta das 12h, e deve passar por uma tomografia no fim desta tarde com o objetivo de detectar o motivo das dores.


A esposa do prefeito, Maria Inês Tavares Silva e a filha dele Carolyne Tavares Silva, o acompanham no hospital. Todos aguardam os resultados dos exames para um diagnóstico. Ainda não há previsão de alta, segundo o chefe de gabinete.

A reportagem tentou contato com o Hospital Espanhol, mas a instituição não passou informações sobre o estado de saúde de Newton Lima.

BLOG DO GUSMÃO

Por volta das 15h dessa terça-feira, o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, sentiu fortes dores na altura do estômago e foi levado às pressas para a Policlínica da Rua Bento Berilo, centro da cidade.

O prefeito foi avaliado pelos médicos Mariza Bastos (cardiologista) e Fábio Goulart (pneumologista). Imediatamente determinaram o encaminhamento ao setor de emergência do Hospital São José. O transporte foi realizado pelo SAMU.


Após um eletrocardiograma, foi descartada a possibilidade de um infarto, apesar da hipertensão, causada pelo estresse. Tudo indica que o problema seja gástrico. No momento (às 17 h), o prefeito está na UTI e se submete a outros exames.

Fontes palacianas afirmam que Newton Lima vive dias de cão. A crise no governo é total e os índices de reprovação beiram os 90%. Ao mesmo tempo, o prefeito se caracteriza pela indecisão e por não ter competência administrativa. Isso tudo, somado à sua natureza introspectiva, que internaliza dentro de si todos os problemas, transforma o cotidiano dele num inferno, onde o estresse é constante.

"Newton precisa escolher, ou põe fim ao seu governo, ou correrá o risco de ter um problema de saúde gravíssimo", assegura um dos informantes deste blog.