Saúde

CRISE NO H. CLÉRISTON: SOLLA DÁ POSSE A NOVA DIRETORA E DEMITE MÉDICOS

vide
| 04/08/2011 às 18:00
Nova diretora, Iraci Leite, em primeiro plano, e ao fundo Solla e dep Zé Neto
Foto: Acorda Cidade

Daniela Cardoso

A nova diretora do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), Iraci Leite, tomou posse na manhã desta quinta-feira (4). Ela era diretora da 2ª Dires (Segunda Diretoria Regional de Saúde) e substitui Inalva Sapucaia. Segundo Iraci, o seu objetivo é incentivar os municípios a aperfeiçoar a assistência, para assim melhorar o atendimento do HGCA.

"Vamos dar continuidade ao trabalho que já vinha sendo desenvolvido e trabalhar em prol da saúde da comunidade que vem a esse hospital", disse.

O Secretário Estadual de Saúde, Jorge Solla, que esteve presente na posse da nova diretora, falou sobre a demissão dos médicos angiologistas do HGCA. "Esses profissionais queriam ganhar três postos de trabalho e só trabalhar um e isso não aceitamos. Nós estamos levando os pacientes para a Santa Casa de Misericórdia e já estamos montando outra equipe para o Clériston", afirmou.


Mais 15 leitos


O Deputado Estadual Zé Neto (PT), também presente no evento, ele falou sobre as melhorias que estão sendo realizadas no setor da saúde em Feira de Santana. "Estamos entregando mais 15 leitos infantis, integrando a qualificação dos 80 leitos do anexo, melhorando os acessos e comemorando a chegada de Iraci Leite para a direção do Clériston Andrade. As informações são do repórter Paulo José do Acorda Cidade.


O Centro Cardiológico do Hospital Dom Pedro de Alcântara (HDPA) foi inaugurado na manhã desta quinta-feira (4). Estiveram presentes no evento o presidente do instituto Jodilton Souza, o Secretário Estadual de Saúde Jorge Solla, o Secretário Municipal de Saúde Getúlio Barbosa, o Deputado Estadual Zé Neto, além de vereadores e secretários municipais.


O presidente do instituto, Jodilton Souza, disse que apesar da sensação de dever cumprido ele entende que os benefícios na área de saúde em Feira de Santana são importantes para a população e ainda tem muito a ser feito. "Estou muito feliz e o que realmente desejamos é que a nossa cidade tenha mais qualidade no setor da saúde."

Durante a inauguração foi assinado um convênio com o Governo do Estado para que possam ser atendidos pacientes através do Sistema Único de Saúde (SUS), enquanto o credenciamento não é concluído.


O Secretário Municipal de Saúde Getúlio Barbosa, salientou a importância do convênio e afirmou que além da luta do Secretário de Saúde Jorge Solla e do Deputado Estadual Zé Neto, também houve uma contribuição do Governo Municipal. "Esse convênio é importante e tem uma contribuição do município que está torcendo para que o Centro Cardiológico funcione seriamente."


Jodilton Souza disse também que com o apoio do Governo do Estado o centro irá realizar transplante de órgãos. "Possivelmente daqui a dois anos já teremos feito o primeiro procedimento."


O Secretário Estadual de Saúde Jorge Solla também falou sobre transplantes de órgãos e ressaltou que em breve o hospital estará realizando procedimentos de alta complexibilidade.  "Estamos fazendo esforços para que em breve possamos fazer transplante de órgãos, e provavelmente na próxima semana está saindo o credenciamento para procedimentos de alta complexibilidade", disse. (As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade).