O Dia Mundial da Amamentação é comemorado no próximo 1º de agosto. A data foi criada para incentivar o aleitamento materno, tendo em vista a importância deste alimento - que contém propriedades físicas e nutricionais imprescindíveis para o bebê. Um dos seus benefícios é a saúde bucal do recém-nascido.
"A amamentação tem influência no desenvolvimento oclusal (da arcada do bebê), no desenvolvimento craniofacial, além de evitar hábitos de sucção - já que, quando a criança mama, ela tem a sucção saciada sem necessidade de chupeta", esclarece Francisco Simões, doutor em odontopediatria. É importante frisar que o uso de mamadeiras e chupetas podem causar deformidades na arcada dentária do bebê, o que torna ainda mais indispensável o aleitamento materno.
Cárie pode ser transmitida
de mãe para filho
A Odontopediatria é o ramo da Odontologia que cuida da saúde da boca de recém-nascidos, crianças e gestantes. A primeira visita ao cirurgião-dentista deve acontecer antes mesmo do bebê nascer, pois infecções e cárie não tratadas da gestante podem prejudicar a saúde da criança - a cárie, por exemplo, pode ser transmitida da mãe para o filho por contato direto.
A gengivite - que é a inflamação da gengiva - é agravada durante a gravidez, pois os hormônios desta fase aumentam a inflamação. Entretanto, um mito que deve ser derrubado é que a gravidez é responsável pelo aparecimento de cárie e pela perda do dente da mãe para formação das estruturas calcificadas do bebê. O aparecimento de lesões de cáries pode estar relacionado com o aumento da frequência de ingestão de alimentos cariogênicos, pela higiene inadequada dos dentes e por mudanças de hábitos alimentares durante a gestação.