Preocupado em prestar cada vez mais um serviço de qualidade na assistência à saúde dos seus pacientes, o Hospital Estadual da Criança, em parceria com Instituto Sócrates Guanaes, promoveu nesta sexta-feira e sábado (15 e 16 de julho), o curso de Reanimação Pediátrica Pediatric Advanced Life Suport (PALS).
O curso foi direcionado aos médicos que atuam na Unidade de Pronto Atendimento, e ofereceu técnicas que podem auxiliar os profissionais no reconhecimento das crianças em risco de parada cardiorrespiratória, além de enfatizar as condutas médicas necessárias para prevenir a parada cardiorrespiratória e desenvolver habilidades cognitivas e psicomotoras na ressuscitação e estabilização iniciais das crianças em falência respiratória, choque e/ou parada cardiorrespiratória.
"Cumprindo a sua Missão de Promover Saúde através da Educação, o ISG se preocupa com a qualificação dos profissionais que atuam no HEC. O curso, de extrema importância para todos os médicos, foi iniciado com os profissionais da UPA, responsáveis pelo primeiro atendimento ao paciente.", destacou o médico Celso Santana, coordenador do Núcleo de Ensino e Pesquisa da unidade.
O curso envolve, principalmente, atividades práticas que simulam situações de uma emergência hospitalar. Por isso, o núcleo de Ensino e Pesquisa da unidade recebeu uma preparação especial, sendo assim devidamente adequado para receber os equipamentos necessários ao desenvolvimento do evento.
A coordenadora do evento, Mônica Diniz, avaliou de forma positiva a participação dos médicos e ressaltou que todos os participantes assumirão o compromisso de multiplicadores dentro da unidade. "As técnicas e rotinas apresentadas vão melhorar o cotidiano médico-paciente, proporcionar melhores resultados e facilitar o andamento na emergência", afirmou.
Para o presidente da Sociedade Baiana de Pediatria, Hans Greve, a equipe apresentou um bom aproveitamento. "É fundamental que as pessoas sejam treinadas e estejam capacitadas, principalmente em um hospital porta aberta como o HEC. A realização desse curso é uma prova que isto é uma realidade aqui", finalizou.