Saúde

SALVADOR GANHA NOVA CLÍNICA PARA AUMENTAR A OFERTA DE PEDIATRAS

Veja
| 07/06/2011 às 15:02

A inauguração nesta sexta-feira, 10, da Clínica Especializada Materno Infantil da Bahia (CEMIB), no Parque Bela Vista de Brotas, está diretamente ligada a uma deficiência nos serviços de saúde oferecidos em Salvador: a falta de pediatras.

Para aumentar a oferta de médicos nessa especialidade, as pediatras Rita Mira, Juliana Karaoglan e Niele Souza se uniram para criar a CEMIB, que dispõe de consultórios modernos, brinquedoteca e serviço de ultrassom, e vai atender também nas especialidades de ginecologia e obstetrícia. " Nossa proposta é oferecer atendimento de qualidade com uma equipe de dez médicos para quem não tem plano de saúde ou  tem o plano e encontra dificuldade na hora de marcar consultas na rede credenciada", disse Rita Mira.

Segundo a médica, a clínica será uma boa opção para quem não quer enfrentar a superlotação nos hospitais, que hoje não conseguem dar conta do crescimento da demanda, por falta de pediatras. " Uma criança espera até cinco horas pelo atendimento nas emergências, que chegam a receber mais de cem pacientes por dia . Isso quando o serviço não é suspenso. Ter o convênio não garante mais conseguir um pediatra. O Brasil não está levando a sério a saúde das crianças", desabafou.


Baixos salários


A baixa remuneração na pediatria, que acaba reduzindo o interesse dos estudantes de medicina pela especialidade, é apontada como a principal causa da falta desses médicos. " Somos o primo pobre da medicina. Tem plano de saúde que paga apenas R$ 30,00 pela consulta da criança, enquanto cobra caro do segurado. Essa situação nos obriga a trabalhar em vários lugares, o que eleva a nossa carga de estresse. Estamos tentando junto aos convênios a aprovação do pagamento de procedimentos como otoscopia e orientação nutricional, numa tentativa de melhorar a remuneração", revelou a pediatra Rita Mira.