Saúde

SURTO DE CONJUNTIVITE EM ITABUNA JÁ ATINGIU MAIS DE 460 PESSOAS

VIDE
| 15/05/2011 às 16:38
 

O Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Itabuna registrou, entre os dias 25 de abril até o dia 04 de maio deste ano, 467 casos de conjuntivite no município. A maior incidência foi evidenciada nos bairros, Califórnia - com 100 casos, São Lourenço - com 64 e Maria Pinheiro, com 51 ocorrências. No entanto, de acordo com o diretor do Departamento de Vigilância a Saúde, Florentino Souza Filho, não há motivo para pânico, já que a inflamação da conjuntiva ocular é sazonal e necessita de cuidados higiênicos e o acompanhamento de um especialista.

Os dados foram tabelados de acordo com cada bairro, obedecendo aos critérios de faixa etária e sexo, sendo notificados a partir das unidades de referência de saúde, nos módulos I, II, III e IV. Na localidade onde foi registrada a maior incidência de conjuntivite, 79 deles ocorreram com jovens maiores de 15 anos, enquanto que, entre aqueles com idade inferior, foram notificados 21 casos. Além disso, as mulheres estiveram mais sujeitas a virose, predominando em 54 casos, ao passo que os homens apareceram em 46 daqueles citados.

O segundo bairro de Itabuna, com notificação expressiva, o São Lourenço obteve 64 casos, sendo 38 deles entre jovens maiores de 15 anos e 26 entre os menores dessa idade. Desses 34 são mulheres e 30 são homens. Já na localidade do Maria Pinheiro, onde foi contabilizado o terceiro maior índice - 51, 38 deles foram registrados em jovens com idade superior a 15 anos e 13 casos, com aqueles em idade inferior a 15 anos. Neste caso, 29 mulheres foram vítimas da virose, ao contrário de 22 homens.


Recomendação


Apesar de registrar mais de 400 caos de conjuntivite, o Departamento de Vigilância a Saúde recomenda que a população não entre em pânico e mantenha os cuidados com a higiene pessoal, além de solicitar o atendimento de um médico oftalmologista.

___________________________________________________________