O Hospital Santa Izabel, da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, vai promover entre os dias 29 abril e 1º de maio na Costa do Sauípe (no litoral norte da Bahia, a 76 km do aeroporto de Salvador) o 2º Meeting de Saúde.
Durante dois dias de programação, alguns dos principais especialistas do país estarão apresentando e discutindo o atual cenário da economia da Saúde e abordando temas como sustentabilidade, avanços de gestão e possibilidades de crescimento dos hospitais de grande porte, em busca da expansão contínua e atendimento de excelência.
O evento, que teve destacada primeira edição, contará com a participação de representantes de hospitais baianos e dos hospitais Sírio Libanês, Albert Einstein e São Luiz, de São Paulo, e Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, além de gestores das esferas federal, estadual e municipal da saúde pública, membros da academia, lideranças médicas e diretores das maiores operadoras de saúde do país e de órgãos reguladores.
A palestra inicial, na sexta-feira (29) à noite, será proferida pelo médico sanitarista Gonzalo Vecina Neto. O atual superintendente do Hospital Sírio Libanês de São Paulo falará sobre o Posicionamento estratégico em hospital de alta complexidade. Vecina Neto tem larga experiência acadêmica e atuação destacada em gestão pública - foi secretário municipal da Saúde de São Paulo e diretor-presidente da Anvisa (1999-2003).
A temática da gestão e viabilização dos hospitais de alta complexidade também será tratada por outros dois especialistas. O diretor Técnico do Hospital Total Cor de São Paulo, Valter Furlan, fará explanação sobre Como fazer a segurança do hospital decolar, oportunidade na qual mostrará como os procedimentos adotados pela aviação podem revolucionar o setor da Saúde. E Alberto Kammerer, diretor Médico do Hospital Mãe de Deus - um complexo médico-hospitalar de Porto Alegre (RS) - enfocará as inovações na gestão de hospital.
Novas perspectivas
Na avaliação do provedor da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, José Antônio Rodrigues Alves, a realização do 2º Meeting de Saúde possibilitará também aos profissionais e empresas estreitar o relacionamento, trocar experiências e conhecer especificidades de um setor dinâmico, que requer interação, investimentos contínuos em capacitação profissional, novas tecnologias e gestão pela qualidade. Os números, de fato, são expressivos.
O mercado de saúde brasileiro tem apresentado evolução acelerada. O setor representa 8% do PIB nacional. Além disso, contabiliza mais de 4 milhões de profissionais em todo o país.
"Nesse momento de busca maior pela sustentabilidade do setor hospitalar, a expectativa da Santa Casa de Misericórdia da Bahia é que esse 2º Meeting abra novas perspectivas para o Hospital Santa Izabel, que tem singular história de prestação de serviços à comunidade baiana e que se faz contemporâneo ao prestar um serviço qualificado e de referência em medicina de excelência" diz José Antônio Rodrigues Alves.
Humanização e bem estar
Outra questão relevante, a da humanização hospitalar, também será abordada durante o meeting de modo especial, com a palestra do publicitário Valdir Cimino. Ele é fundador da Associação Viva e Deixe Viver, pioneira na promoção da educação e no estímulo à leitura por meio de contadores de histórias, regularmente capacitados para minimizar as dificuldades na internação de crianças e adolescentes em ambiente hospitalar.
Uma programação de entretenimento, bem-estar e atividades sociais foi especialmente preparada para tornar o evento ainda mais agradável. O ponto alto será a palestra do preparador físico e mental Nuno Cobra, reconhecido por trabalhar na preparação de atletas de alto desempenho como Ayrton Senna. Nos últimos anos, Nuno Cobra desenvolveu programas para empresários, executivos e pessoas não ligadas ao esporte, baseado em sua filosofia de integração entre corpo, mente, espírito e emoção.