Saúde

SIMPÓSIO DE ATUALIZAÇÃO PET-CT ONCOLOGIA ACONTECE EM SALVADOR, QUINTA

VIDE
| 25/03/2011 às 10:34
 A maior aposta da medicina mundial no diagnóstico do câncer será debatida por especialistas de todo Brasil no Simpósio de Atualização PET-CT Oncologia, no próximo dia 31 de março, no Hotel Pestana, em Salvador. Capaz de mostrar imagens da anatomia do corpo humano e avaliar alterações metabólicas do organismo simultaneamente, a técnica do PET-CT é um dos mais excepcionais avanços científicos na área médica das últimas décadas.

O exame de PET-CT é realizado através do trabalho conjunto do PET Scan, que capta os sinais de radiação e define o metabolismo celular, e da tomografia computadorizada (TC), responsável por delimitar a anatomia da região em observação. A sobreposição das imagens possibilita a detecção e a localização precoce de diversos tipos de câncer.


Mais de 100 especialistas em oncologia, hematologia e medicina nuclear discutirão os mais recentes avanços científicos do PET-CT no simpósio promovido pela Revista Diagnóstico e pela Grandes Encontros, com apoio institucional do Grupo Delfin. Líder em diagnóstico por imagem no Nordeste, o grupo investe R$ 60 milhões na instalação da primeira unidade de Cíclotron privado do Norte-Nordeste, em Lauro de Freitas. O equipamento importado da Suécia produzirá FDG, contraste utilizado nos exames de PET-CT, e vai representar a auto-suficiência da região no consumo da substância - as amostras chegam hoje de São Paulo e Brasília.


A programação do Simpósio de Atualização PET-CT Oncologia prevê a realização de quatro mesas-redondas, nas quais serão abordadas questões envolvendo a avaliação clínica, radiológica e por PET-CT nos melanomas, nas neoplasias de pulmão, nos linfomas e nos tumores do sistema gastro-intestinal.


O evento contará com a participação dos professores Dr. Lauro Wicher Ana, coordenador da seção de Medicina Nuclear do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP) e Dr. Marcelo Livarsi Cunha, do Serviço de Medicina Nuclear do Hospital Israelita Albert Einstein (SP).


Os debates serão coordenados por Dr. Lauro Wicher Ana, Dra. Gildete Lessa, médica diretora do Núcleo de Oncologia da Bahia e chefe do serviço de oncologia do Hospital São Rafael, Dr. Alex Pimenta, hematologista da Clínica AMO e Dr. Roque Andrade, membro honorário da Sociedade Brasileira de Cancerologia.



Serviço:

O quê: Simpósio de Atualização PET-CT Oncologia

Quando: Quinta-feira, 31 de março

Horário: 14h às 21h

Onde: Hotel Pestana - Rua Fonte do Boi, nº 216 - Rio Vermelho - Salvador da Bahia