Saúde

BANCO LEITE HUMANO IPERBA ESTÁ COM APENAS 36 LITROS E PRECISA DOAÇÕES

VEJA COMO DOAR
| 09/12/2010 às 17:46
Veja como você pode ser uma doadora de leite para o IPERBA
Foto: Carol Garcia

Inaugurado em agosto de 2009, o Banco de Leite Humano da maternidade do Iperba enfrenta, há três meses, uma redução significativa no número de doações. Os freezers, com capacidade para armazenar 135 litros de leite, estão com apenas 36 litros. Por isso, o setor de internações de bebês prematuros, que necessitam de leite para se recuperar, está funcionando abaixo da lotação mínima.


"Temos capacidade para 23 internações, mas, atualmente, estamos atendendo de três a quatro bebês devido ao baixo estoque de leite. Realizamos uma triagem para atender os casos mais graves", afirmou a coordenadora do Banco de Leite do Iperba, Cibele Correa.


Para doar é fácil. Basta estar com o pré-natal em dia a fim de comprovar o bom estado de saúde da mãe e, consequentemente, do leite por ela produzido. As interessadas devem entrar em contato com o banco por meio do telefone (71) 3116-5118 e agendar a coleta gratuita domiciliar. Os bombeiros, integrantes da ação "Amigos do Peito", visitam as doadoras, levam o material necessário (fracos de vidro, máscara descartável - tudo esterilizado) e dão todas as orientações sobre amamentação.


De acordo com a bombeira Cláudia Souto, integrante do projeto realizado em parceria com as maternidades do Iperba e da Climério de Oliveira, as doações ajudam não só a salvar a vida de muitos bebês com pouca idade gestacional, como também traz vantagens às mulheres. "A tirada constante de leite ajuda a reduzir o sangramento pós-parto, acelera o emagrecimento e diminui os riscos de câncer de mama e ovário".


Natalie Coelho é uma das mães que aderiu à iniciativa. A estudante faz doações regulares desde o nascimento de sua filha, Sofia, agora com oito meses. "Eu perdi mais de 20 quilos rapidamente, por conta das doações. Quem acha que doando vai prejudicar o próprio filho, está enganada. Eu tripliquei minha quantidade de leite. A natureza é sábia. Quanto mais você dá, mais recebe".